Grupo Hyundai/Kia irá utilizar Google Maps nos seus automóveis

A construtora coreana de automóveis e a empresa tecnológica Google estabeleceram uma parceria para o uso do software de navegação “Google Maps” e “Google Places” nos próximos veículos das marcas Hyundai e Kia. Os serviços desenvolvidos pela Google integrarão os sistemas de navegação e entretenimento de novos veículos da Kia e da Hyundai e permitirão, entre outras funções, o uso de comandos de voz para realizar buscas de locais ou pontos de interesse (POI) como hotéis, restaurantes, serviços de emergência ou de assistência em viagem. O primeiro veículo a estrear a integração do sistema de entretenimento e navegação da Hyundai com o Google Maps será o Kia Sorento (MY 2014), cujo lançamento deverá ocorrer em 2013.

A extensão deste processo é de extrema importância para ambas as partes.
Como principal impulsionadora do sistema operativo Android (apesar do Google Maps existir também para iPhone), além de líder em busca, conteúdo e tecnologia, a Google, ao aliar-se ao 5.º construtor mundial de automóveis, fortalece ainda mais essa posição e consolida a sua presença num sector em que é cada vez maior a integração das funcionalidades dos “smartphones” dos condutores com o próprio veículo.
Uma área até agora dominada pela Apple e pelo iOS (sistema operativo) utilizado no iPhone, graças a um sem número de aplicações (APP) que têm fácil integração com os sistemas de entretenimento de alguns modelos automóveis.
O uso do software desenvolvido pela Google irá permitir aos utilizadores não só o acesso rápido e fácil aos mapas ou aos serviços de busca desta empresa tecnológica, como alarga a área de influência e o espaço de divulgação publicitário no qual a Google é já líder mundial.
As tarefas já possíveis de realizar através dos sistemas de alguns veículos permitem já activar serviços de reboque ou de emergência, informações de trânsito, de acidentes ou de bloqueio de via, localização da oficina mais próxima e até marcação da próxima revisão ao veículo.
O Kia Sorento geração de 2014 é o primeiro a dispor do novo sistema UVO eServices, a próxima geração de sistemas de informação, entretenimento, navegação e telemática do grupo Hyundai.
Comandado através de um ecrã táctil de 8 polegadas, os novos recursos disponíveis incluem o comando de algumas funções do automóvel, o sistema de navegação e de controlo do tráfego com actualizações em tempo real de informação rodoviária, sistema de áudio, rádio por satélite e sistema “mãos-livres” por Bluetooth, entre outros.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários