Técnica: Recuperação de faróis desgastados ou amarelecidos pela acção do tempo

Em tempo de crise, a melhor forma de poupar é renovar em vez de substituir. Com a chegada do inverno existe uma preocupação acrescida com a qualidade de iluminação da viatura, porque escurece mais cedo, chove ou faz nevoeiro com maior frequência. Por isso, os faróis são mais solicitados e ao condutor é necessária maior atenção à estrada e à condução. Como nem sempre o problema está numa lâmpada fundida ou defeituosa, mas antes na idade ou mau estado da parte exterior do grupo óptico, existem produtos que ajudam a recuperar a qualidade do plástico e a devolver a transparência dos faróis opacos, com falta de brilho ou transparência. Uns para uso mais profissional, outros mais acessíveis ao consumidor comum e facilmente encontráveis em qualquer loja da especialidade.


Vem este tema a propósito deste kit da 3M dirigido a profissionais, que ajuda a eliminar riscos e a controlar a degradação geral dos faróis de plástico por causa da acção do tempo ou da luz solar, bem como a corrigir imperfeições que frequentemente são causadas por pequenas colisões. Trata-se de um processo simples de 4 etapas que consegue melhorar a eficácia dos faróis e a segurança na condução.
Como a maioria dos nossos leitores não é profissional nem está na disposição de gastar tanto dinheiro, saibam então que já existem produtos especificamente dirigidos ao polimento de ópticas.

Massas ou espumas para polimento

Na internet facilmente se encontram sites que explicam processos em que se utilizam lixas bastante finas e instrumentos mecânicos de polimento, contudo, do que aqui falamos é de uma simples massa fina para polimento que elimina o risco de danificar definitivamente o plástico no caso de um mau uso da lixa.
Embora o processo de polimento das ópticas com esta massa possa ser mais demorado e cansativo (tanto mais quanto pior for o estado dos faróis), é bastante mais simples e acessível: basta a ajuda de um pano suave ou de uma flanela onde se espalha a massa e esfregar uniformemente a superfície plástica até obter resultados. Após isso lavar com água e secar.
A pressão exercida deve ser correcta e não demasiada para evitar o risco de quebra e com o plástico frio, nunca após o uso prolongado das luzes.
O resultado quase sempre melhora bastante a qualidade da iluminação da viatura.
Os únicos cuidados a ter durante este processo são com peles mais sensíveis e com a pintura da viatura, pelo que se recomenda o uso de luvas apropriadas e o isolamento da área envolvente ao farol.
Além do polimento de faróis, existem também produtos destinados ao polimento de outras partes plásticas dos automóveis, quer interiores, quer exteriores.
Os procedimentos são similares e melhoram substancialmente o aspecto visual do seu automóvel.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários