Motor turbo 1.6 a gasolina do grupo PSA recebe prémio

É o sétimo ano consecutivo que este motor a gasolina, de quatro cilindros, com 1,6 litros Turbo e Injecção Directa, co-desenvolvido pela Peugeot, Citroën e BMW, recebe o galardão «Motor International do Ano», na categoria de motores com cilindrada entre os 1,4 e os 1,8 litros. Este prémio distingue, em particular, a versão de 200 cv, proposta nos modelos RCZ, 308 CC e 308 GTi da Peugeot, bem como nos Citroën DS4 e DS5. Lançado recentemente no novo Peugeot 208 GTi, este motor oferece níveis de performances incrementados, com 147 kw de potência e 275 Nm de binário, com níveis de emissões de CO2 de 139 g/km.

Este bloco turbo a gasolina de 1,6 litros é o corolário de uma família completa de motores de 1,4 e 1,6 litros de cilindrada, com potências entre os 95 e os 200 cv. Dotada das mais recentes e avançadas tecnologias – turbo de injecção directa, elevação variável das válvulas, bomba de óleo de débito pilotado e bomba de água com gestão própria – esta família de motores permite ganhos em termos de consumos e de emissões na ordem dos 10% face à sua anterior geração.
Organizado pela Engine Technology International, e avaliado por um painel de jurados internacional com 76 jornalistas do sector automóvel com publicações num total de 36 países, o prémio de motor internacional do ano é um dos principais reconhecimentos atribuídos aos construtores automóveis. O júri estabeleceu a sua classificação na sequência dos diversos testes de condução aos mais recentes automóveis, tendo identificado os motores que proporcionaram uma melhor agradabilidade de condução, as melhores performances, a melhor gestão de consumos e o recurso às mais avançadas tecnologias. 

Sem comentários