APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz Vision Golf Cart (concept-car)

No início de 2013, a Mercedes-Benz lançou o desafio a todos os fãs de golfe e de automóveis em geral: lançarem as suas ideias para um carro de golfe futurista. Com base nessas ideias e conceitos, o Mercedes-Benz Advanced Design Center em Carlsbad, Califórnia, desenvolveu o Mercedes-Benz Vision Golf Cart. Não lhe falta, por exemplo, a grelha em diamante que é uma face moderna inconfundivelmente da marca alemã, mas a funcionalidade típica de um carro de golfe também está presente, acrescentando ainda um conjunto de instrumentos úteis para a prática da modalidade. Alimentado electricamente por uma bateria que é carregada continuamente por um módulo solar integrado no tejadilho, mas possível também de carregar ligado a uma tomada eléctrica, o veículo é controlado através de um joystick montado na consola central.

Durante o Open Championship deste ano, a Mercedes-Benz apresentou o “Mercedes-Benz Vision Golf Cart”.
Trata-se de um carro de golfe visionário criado pelo departamento de design da Mercedes-Benz e, para além de reflectir ideias inovadoras, o estudo inclui as características e as tecnologias de um Mercedes-Benz.
Para além da sua utilização no campo de golfe, o carro pode igualmente circular em estradas normais. Possui piscas, faróis e luzes traseiras e graças aos faróis LED, o jogo pode continuar quando começa a escurecer graças à função de holofote.
Apesar de o Mercedes-Benz Vision Golf Cart ser apenas um estudo de design, parecem existir muitos golfistas que gostariam de ver o carro tornar-se realidade. 

Características e funcionalidades

Alimentado electricamente por uma bateria que é carregada continuamente por um módulo solar integrado no tejadilho, também é possível o carregamento manual, tal como num carro de golfe convencional.
O veículo é controlado de modo inovador através de um joystick montado na consola central. Isso permite a qualquer dos seus ocupantes conduzi-lo, independentemente do lado que esteja sentado. 
A consola central incorpora igualmente um painel multimédia que inclui uma docking station para um iPad ou iPhone e um interface USB. Várias funções disponíveis no modelo podem ser controladas a partir daqui, tais como os altifalantes ou o sistema de ar condicionado, o ecrã superior, o áudio ou a comunicação com a clubhouse e outros carros de golfe. 
Se for necessário, o ecrã superior, integrado no pára-brisas, também pode ser usado quando o carro de golfe está parado, para consultar o desenho do campo, o estado atual do jogo ou a informação meteorológica.
O velocímetro digital está colocado debaixo do para-brisas.
O carro incorpora também Bluetooth, pelo que as chamadas são possíveis através do sistema de altifalante quando está em movimento.
A questão da conectividade não foi esquecida. Devido à ligação entre o iPad/iPhone e o carro, é possível comunicar directamente com o clube de golfe, por exemplo para encomendar bebidas ou comida para o meio do percurso. Os dados do tempo e os sensores de chuva estão sempre disponíveis. Há também a possibilidade de enviar e-mails. Além disso, os utilizadores podem partilhar o cartão de resultados digital e até fotos do jogo directamente nas redes sociais.

Um carro de golfe com luxo e muita comodidade

Os bancos elegantes e ergonómicos são aquecidos e ventilados e podem ser regulados electronicamente, usando os comandos típicos da Mercedes-Benz na parte lateral do banco. O sistema de aquecimento AIRSCARF, ao nível do pescoço, introduzido pela primeira vez em 2011 no SLK Roadster, é também uma das funcionalidades do Mercedes-Benz Vision Golf Cart. O sistema AIRSCARF, como o nome sugere, envolve o pescoço e os ombros com ar quente, permitindo conduzir o veículo aberto, mesmo com tempo mais frio. Existe também um sistema de ar condicionado integrado que assegura um ambiente agradável mesmo num dia muito quente ou muito frio. 
As portas opcionais são outra funcionalidade especial. Uma função de encaixe permite instalá-las com facilidade se o tempo não estiver tão bom, oferecendo assim protecção contra o vento e a chuva.
Está incluído um pára-raios retráctil para adicionar segurança. Com muita luminosidade, o pára-brisas pode ser escurecido premindo um botão. Contém também um limpa pára-brisas com sensores de chuva que o activam assim que começa a chover. Adicionalmente, o espaço atrás dos bancos é ideal para guarda-chuvas. 
O Mercedes-Benz Vision Golf Cart inclui também um vasto conjunto de opções de arrumação. Para além da bagageira com área de arrumação para dois sacos de golfe, existem dois compartimentos no painel dianteiro. A consola central está desenhada especialmente para colocar bolas e cartões de resultados e tem igualmente um espaço para óculos de sol. Existe um pequeno frigorífico atrás da consola central, e os suportes para copos entre os bancos mantêm as bebidas quentes ou frias.
Um espelho iluminado, destinado particularmente às senhoras, está localizado à altura dos olhos dos condutores.

-->

Sem comentários