Motorclássico: veículos clássicos e antigos reunem-se na FIL

- 11ª edição reúne mais de 150 expositores.

- Exposições temáticas: 60 anos do Citroën DS “Boca de Sapo” e motociclos de culto Café Racers

- Leilão de Automobilia, passeios de clássicos, mercado de clássicos e salão motor racing

- Mercedes-Benz blindado que pertenceu a Salazar exposto pela primeira vez em Lisboa


O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos - acontece na FIL, em Lisboa, de 10 a 12 de Abril de 2015.

Na sua 11.ª edição, o maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reúne mais de 150 expositores de vários países e vai oferecer um programa que inclui o habitual leilão de automobilia, novas exposições temáticas, passeios e concentrações de clássicos.

Entre as principais atracções deste ano, contam-se um Porsche 911 de 1966, o novo reforço da colecção automóvel do Museu do Caramulo e um Mercedes-Benz blindado de 1938 que pertenceu a António de Oliveira Salazar.

Exposições Temáticas: Citroën DS e Café Racers 


Em 2015 celebram-se os 60 anos da apresentação do icónico modelo Citroën DS, popularmente conhecido por “Boca de Sapo”.

Com um design futurista e aerodinâmico, tecto em fibra de vidro e suspensão hidráulica, teve um sucesso imediato quando foi apresentado no Salão Automóvel de Paris, em Outubro de 1955. Nos primeiros minutos, foram vendidos 749 exemplares. Na primeira noite, registaram-se 12000 encomendas.

Para assinalar a data, a organização prepara uma exposição dedicada a este lendário automóvel, também apelidado de “disco-voador sobre rodas”, que fez furor nos anos 50 e 60 e continua a atrair todos os olhares.

Como vem sendo habitual, as duas rodas também vão estar em destaque este ano, com uma exposição temática dedicada às motos “Café Racers”.

O termo, que se aplica tanto às motas como aos motards que as conduzem, tem origem em Inglaterra, onde, nos anos 60 do século passado, eram um símbolo da contracultura. Os jovens rockers ou “ton up boys” usavam-nas para se deslocarem rapidamente de café para café e fazerem corridas.

Nos últimos anos, as Café Racers têm conhecido uma enorme expansão, numa onda revivalista e de customização que conquista cada vez mais adeptos.

Automóveis com História estreiam-se em Lisboa 


Uma das grandes atracções desta edição é o Mercedes-Benz 770 blindado de 1938 que pertenceu a António de Oliveira Salazar.

Este automóvel integra a colecção do Museu do Caramulo desde 1956 e será pela primeira vez exposto em Lisboa. Com quatro toneladas de peso, este automóvel em particular é considerado o modelo 770 mais bem preservado do mundo, devido à sua baixíssima quilometragem e ao facto de manter os pneus de origem.

Outra das estrelas do Motorclássico é um Porsche 911 de 1966, o mais recente reforço da colecção automóvel do Museu do Caramulo e que tem a sua estreia absoluta em Lisboa. Este modelo, cujo protótipo foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1963, é um dos mais icónicos do fabricante alemão.

Sucessor do Porsche 356, o modelo 911 era maior, mais largo e dispunha de uma carroçaria mais rígida. Beneficiando ainda de um novo e mais potente motor boxer de 2,0 litros.

Programa dos passeios e concentrações


Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios e concentrações de clássicos:

- Passeio ACP Clássicos: Sábado, dia 11, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 13h00.

- Passeio de Motos Antigas: Sábado, dia 11, com partida às 10h00 na FIL e hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 13h00.

- Passeio Association Bagheera: Clássicos e pré-clássicos desportivos. Sábado, dia 11, com chegada ao Salão Motorclássico às 12h00.

- Passeio Triumph Clube de Portugal: Sábado, dia 11, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 14h00.

- Passeio BMW M Clube: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 11h00.

- Passeio Clube Fiat de Portugal: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 11h30.

- Passeio Citroën Clássico de Portugal: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 12h30.

- Passeio UMM: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 15h00.

- Passeio Clube 2CV de Lisboa: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 16h00.

Leilão de Automobilia, Publicações e Salão Motor Racing


No Sábado, dia 11 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia.

Trata-se de uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal.

Realizado em parceria com a leiloeira Classic Place Auctions, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão poderá ser consultado www.leilao-motorclassico.com.

Também no sábado, irá decorrer o lançamento do livro “Rui Madeira: 25 Anos de Ralis”, que relata o percurso do piloto português, que se sagrou campeão do mundo de rallies em 1995.  Da autoria de Sérgio Veiga e Rui Madeira, e com prefácio do piloto Carlos Sainz, o livro é editado pela Contra a Corrente.

À semelhança das edições anteriores, vai decorrer em paralelo o Salão Motor Racing, um evento que dá visibilidade ao mundo da competição, abrangendo campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas e preparadores, entre outros.

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa.


Sem comentários