APRESENTAÇÃO: Volvo V40 Cross Country

Destinado a condutores aventureiros, já está disponível nos concessionários esta nova versão e belíssima variante “Cross Country”, um modelo adaptado para circular com maior à vontade fora do alcatrão. O chassis fica quatro centímetros mais afastado do solo e, dependendo do motor, pode receber tracção nas quatro rodas. Possui protecções especiais da carroçaria e da plataforma, além de barras no tejadilho. Por causa disso a parte dianteira difere da versão “civil” na disposição das luzes diurnas em Led. Existem também ligeiras diferenças estéticas no habitáculo, novas cores e tons interiores e uma modularidade acrescida graças a um acessório presente na superfície da mala. O preço da V40 Cross Country com o motor 1.6D de 115 cv começa nos 29.615 euros.

A versão é naturalmente baseada no modelo Volvo V40 lançado este verão em Portugal (ler AQUI o texto do respectivo ensaio).
Mecanicamente disporá dos mesmos motores e todas as versões terão tracção dianteira. Contudo, quando equipado com o motor a gasolina mais potente, o V40 Cross Country pode dispor de tracção integral com o sistema de ajuda a descida em declive (Hill Descent Control). Este equipamento controla automaticamente e mantém constante a velocidade do carro durante a descida de percursos muito íngremes. Esta versão só existirá acoplada a uma transmissão automática de seis velocidades.
Quanto a motorizações, o motor turbodiesel D4 de cinco cilindros e 2,0 litros debita 177 cv, com um binário de 400 Nm ao longo de uma vasta gama de rotações. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 8,3 segundos com a caixa automática (8,6 segundos com a manual). Optimizado para um prazer de condução eficiente em termos de consumo e emissões, apresenta valores de de 4,4 l/100 km e 117 g/km, com uma caixa de velocidades manual, ou de 5,2 l/100 km e 137 g/km, respectivamente.
A versão D2 da V40 Cross Country (disponível a partir de 29.615€) apresenta emissões de CO2 de 99 g/km, valor líder na sua classe, o que corresponde a um consumo de apenas 3,8 l/100 km. O motor diesel de 1,6 litros tem 115 cv e 285 Nm de binário, incluindo 15 Nm de sobre-pressão. O motor D2 vem acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades e função Start/Stop .
Os consumos médios anunciados são semelhantes aos do V40 “de cidade”, em parte porque manterão o dispositivo “Stop & Start”'.

Extrema versatilidade interior

Além das novas combinações de cores exteriores e dos revestimentos interiores, estará disponíveis para esta versão um conjunto exclusivo de acessórios especialmente orientados para a aventura. Em busca de novos clientes que apreciam a versatilidade, o encosto do banco traseiro pode ser dobrado facilmente, enquanto o banco do passageiro da frente pode ser rebatido para criar ainda mais espaço.
Para aumento da segurança dos passageiros, o compartimento da mala pode ser dividido com uma rede prática de colocar e que terá diferentes texturas consoante a carga que ali se transportar. E é na superfície da bagageira que se encontra uma novidade, um versátil chão "extra" com diversas funcionalidades, que pode adquirir a forma de uma caixa para acondicionar melhor os objectos ou servir de piso suplementar ou divisório para melhorar o transporte da carga.
A iluminação interior é também personalizável e foi pensada para proporcionar uma sensação de “luzes de teatro”. As luzes LED são usadas para iluminar áreas estratégicas. O condutor pode desfrutar de uma configuração de cor vermelha a azul que adapta a luz à temperatura interior – ou optar entre mais sete temas ambiente. As luzes de leitura à frente e atrás possuem regulação de intensidade.

Bastante equipamento

A gama de acessórios contempla também sistemas adaptáveis às calhas do piso de forma a manter a carga segura e existe um compartimento suplementar sob o piso.
Por baixo do apoio de braços encontra-se um compartimento de arrumação pensado para CDs e outros pequenos objetos bem como um ponto de ligação para USB/iPod ou AUX, dependendo do sistema áudio. O apoio de braços pode ser ajustado para proporcionar apoio extra ao condutor. Dois porta-copos e uma tomada elétrica de 12V estão integrados na consola, em frente ao apoio de braços.  O porta-luvas inclui espaço para duas latas de bebidas ou garrafas, que poderão ser mantidas frescas com recurso ao ar frio do sistema de climatização ECC.
Outro pormenor astuto para quem gosta de desfrutar do inverno é a especialmente concebida unidade de arrumação drenada para um raspador de gelo, localizada nos painéis de ambas as portas dianteiras.
Em resumo, relativamente ao modelo V40 standard, na V40 Cross Country o condutor viaja numa posição 40 mm mais elevada. Esta “sensação de domínio” é realçada por uma panóplia de pormenores exclusivos Cross Country:
- Rodas com a dimensão idêntica às da Volvo V70, incluindo jantes até 19 polegadas.
- À frente, pára-choques escuro de contraste, grelha de padrão alveolar e faróis DRL verticais.
- Embaladeiras esculpidas de contraste.
- Pára-choques traseiro de contraste com chapa de protecção integrada.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários