Automóvel Volvo estaciona sozinho, sem o condutor no interior!

Não, não é partida de Carnaval ou mentira de primeiro de Abril! Nem o regresso do célebre "Kit", o carro de Michael Knight, na popular série televisiva "Knight Rider" (em Portugal designada "O Justiceiro") protagonizada por David Hasselhoff nos anos 80. O fabricante sueco de automóveis desenvolveu um sistema com o qual o automóvel estaciona sozinho. E quando se diz sozinho é exactamente isso que o carro faz: sem qualquer intervenção humana, além das ordens que lhe são transmitidos a partir de um smarthphone, de forma mais avançado do que um simples telecomando, ele vai à procura de um lugar para estacionar. Além de efectuar todas as manobras necessárias, evita ou contorna obstáculos (como peões) e regressa ao local indicado para apanhar de volta o utilizador. Incrível, não é verdade? Assista aos vídeos que mostram como isso acontece e veja as as explicações que são dadas sobre o funcionamento deste sistema, fornecidas por Toscan Bennett, Vice-presidente do departamento da Estratégia de Produto e Mikael Thor, engenheiro de sistemas de segurança activos do grupo Volvo.

Equipado com este sistema de estacionamento autónomo (Autonomous Parking Concept), o automóvel procura um espaço vago em parques de estacionamento e parqueia sem qualquer intervenção do condutor, que nem está no interior do automóvel!
Esta tecnologia interage de forma segura e sem problemas com outros carros e peões que se cruzem no seu caminho.
Este conceito visa aliviar o condutor da demorada tarefa de encontrar um espaço de estacionamento vazio, já que o carro é deixado à entrada do parque de estacionamento.
Combinando autonomamente o funcionamento da direcção com a travagem automática, para evitar peões e  objectos, o sistema é comandado a partir de um aplicativo instalado no telemóvel. O veículo utiliza então sensores para localizar e conduzir-se até um espaço de estacionamento gratuito. O procedimento inverso é efectuado quando o condutor transmite essa ordem.
O primeiro carro a receber esta nova tecnologia deverá ser o novo Volvo XC90, que será revelado no final de 2014.
Assista agora aos vídeos que mostram e explicam o funcionamento deste dispositivo.


-->

Sem comentários