APRESENTAÇÃO: Opel Astra Sports Tourer (MY 2016). Preço. Motor.Equipamento

- 10.ª geração incluindo Kadett, desde 1963. Lançamento: Primavera de 2016

- Aposta na eficiência, com arquitectura de baixo peso e redução da cilindrada dos motores

- Mais equipamento tecnológico e sistemas de assistência à condução inexistentes no segmento compacto

- Apesar de manter as dimensões exteriores, o habitáculo é mais espaçoso e a bagageira estende-se até 1630 litros (mais 80 litros que na geração anterior)

- Concorrentes: VW Golf Variant, Ford Focus Station, Skoda Octavia Combi, Peugeot 308 SW, Seat Leon ST, Renault Mégane Grandtour, Toyota Auris Touring Sports, Hyundai i30 Combi, Kia Cee‘d SW, Honda Civic Tourer, Audi A3 Sportback

A 10.ª geração Astra Sports Tourer, lançada na primavera de 2016, segue a tradição desde que a Opel lançou a primeira "station wagon" Kadett CarAvan em 1963.


Até hoje, 5,4 milhões de um total de 24 milhões de Kadett e Astra A vendidos foram da variante carrinha, que representa cerca de 30% das vendas Astra na Europa.

CONHEÇA A HISTÓRIA E AS CARACTERÍSTICAS DAS GERAÇÕES ANTERIORES


Mais leve, mais económico e mais ágil: a Opel Astra Sports Tourer e o Astra de cinco portas de 2016 possuem uma arquitectura totalmente nova, com utilização de aços ultra-resistentes de baixo peso.

DESCUBRA AQUI TUDO SOBRE O OPEL ASTRA DE 5 PORTAS


Graças a isto consegue ser até 190 kg mais leve que o modelo anterior.

A aerodinâmica tem um coeficiente de apenas 0,272, sendo tão eficiente como a variante de cinco portas..

Com um comprimento de 4702 milímetros, largura de 1871 milímetros (com os espelhos rebatidos) e uma altura de 1510 milímetros, a nova geração Sports Tourer exibe praticamente as mesmas dimensões que o modelo anterior.

Contudo, oferece mais 2,8 cm de espaço para as pernas atrás e mais 2,6 cm na altura livre para o condutor, havendo largura suficiente para instalar 3 cadeiras de segurança para crianças no banco traseiro.

Novo tablier mais limpo de comandos graças ao ecrã táctil até 8 polegadas na consola central.


PREÇOS E DATAS DE LANÇAMENTO EM PORTUGAL

Astra Sports Tourer 1.0 Turbo (105 cv): a partir de 21.820 €

Astra Sports Tourer 1.6 CDTI, 110 cv : a partir de 25.570 €

Lançamentos

Astra Sports Tourer: Abril, 2016
~
Novo motor 1.6 BiTurbo CDTI (160 cv) *: Junho, 2016

Novo motor 1.6 Turbo (200 cv) *: Outubro, 2016

* em ambas as variantes Astra e Astra Sports Tourer. Ver equipamento mais abaixo

MOTORES


A oferta diesel é toda baseada no bloco 1.6 CDTI:

- Com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência ao rolamento, o consumo médio d motor com 110 cv situa-se em 3,4 l/100 km e tem emissões CO2 de 89 g/km.

- Com 136 cv, o consumo médio de 4,1 l/100 quilómetros.


- O novo topo de gama diesel é o 1.6 BiTurbo com 160 cv de potência e 350 Nm de binário. Capaz de recuperar de 80 a 120 km/h em apenas 8,1 segundos, consome apenas 4,1 l/100 km (109 g/km de CO2). Chega em Junho de 2016

Com injecção directa common rail, a primeira turbina é de geometria variável para assegurar resposta nas rotações mais baixas. Mais abaixo são detalhados mais pormenores deste motor.

No final do texto estão as tabelas com todas as características e capacidades de todas as versões.

A gasolina, estreiam-se motores turbo de três e quatro cilindros, igualmente em alumínio:

- 1.0 Turbo ECOTEC de injecção directa de gasolina, de 105 cv de potência, com caixa Easytronic 3.0 (4,2 l/100 km e 97 g/km de CO2)

- 1.4 Turbo ECOTEC com injecção directa, 150 cv e binário máximo de 245 Nm

- 1.6 Turbo ECOTEC com injecção directa, com 200 cv e binário de 300 Nm (em overboost). Com pneus de baixa resistência ao rolamento, o consumo médio fixa-se em 6,0 l/100 km e as emissões de CO2 em 139 g/km. Chega em outubro de 2016

- Transmissões manuais de cinco velocidades para o motor 1.0 Turbo e de seis velocidades para todos os outros motores

- Caixa manual robotizada Easytronic 3.0 disponível em combinação com o 1.0 Turbo de injeção direta

- Transmissão automática de seis velocidades de baixo atrito para o 1.6 CDTI de 136 cv.

TURBO DIESEL COM DOIS COMPRESSORES. COMO FUNCIONA?


Com caixa manual de seis velocidades, Start/Stop e pneus de baixo atrito, o 1.6 BiTurbo CDTI de 160 cv apresenta um consumo médio de apenas 4,1 l/100 km, o que equivale a emissões de CO2 de 109 g/km.

Atinge o binário máximo de 350 Nm logo às 1500 rpm, leva apenas 8,1 segundos a recuperar a Astra Sports Tourer de 80 a 120 km/h e permite alcançar uma velocidade máxima é de 220 km/h.

Estes números são idênticos aos do anterior motor de 2.0 litros, que debitava mais 35 cv.

Desempenho que se deve aos dois turbo compressores de acção contínua. A turbina mais pequena, com geometria variável, assegura uma resposta pronta, sem atrasos, nos regimes de motor mais baixos.

Por seu turno, o turbo-compressor ganha pressão à medida que as rotações aumentam, o que permite ao Astra BiTurbo CDTI reagir prontamente a qualquer solicitação do acelerador e ter reservas de potência sempre disponíveis em qualquer regime.

A nova Astra Sports Tourer com o novo Diesel BiTurbo pesa quase menos 150 kg que a antecessora com o motor de 2.0 litros. Isso deve-se à aplicação consistente do conceito de construção de baixo peso na estrutura da carroçaria, aos componentes do chassis e ao bloco em alumínio.

Consome menos 1 l/100 km na média em ciclo misto e emite menos 25 g/km de CO2, sendo, por isso, 20 por cento mais eficiente que o anterior 2.0 CDTI.

E isso deve-se também ao sistema de injecção directa ‘common rail’, que consegue efectuar até 10 injeções de gasóleo por ciclo de motor, a pressões até 2000 bar.

Para a equação contribui igualmente o catalisador de óxidos de azoto.

TECNOLOGIA DE CONFORTO E SEGURANÇA


- Em combinação com o sistema de fechadura e ignição sem chave, o portão da bagageira abre ou fecha com um movimento de pé sob o para-choques. O sistema pode detectar qualquer obstrução, parando o mecanismo em caso de emergência. Continua a poder ser aberto por meio de um interruptor na porta do lado do condutor ou através do comando à distância na chave.

- Faróis de matriz de LED IntelliLux. Permitem conduzir permanentemente com "máximos" fora das cidades, desactivando e activando, de forma automática, elementos LED direccionados às fontes de luz que correspondem a veículos circulando no mesmo sentido ou em sentido contrário. A área em torno da fonte de luz é simplesmente obscurecida e o resto da estrada permanece bem iluminada.

- Opel OnStar: sistema de apoio permanente em viagem e em caso de emergência, com ligação Wi-Fi 4G à Internet. Já está disponível em 13 países europeus, será alargado a mais 19 em 2016.

- Dois novos sistemas IntelliLink: Apple CarPlay e Android Auto, para integração de funções de smartphones.

- Câmara dianteira Opel Eye de nova geração, com funcionalidades ampliadas no reconhecimento de sinais de trânsito, na manutenção de faixa (com correcção autónoma da direcção) e no alerta de colisão iminente, com travagem autónoma de emergência, que pode mesmo chegar a imobilizar o automóvel a velocidades inferiores a 40 km/h.

- Sistemas de assistência suplementares: alerta para ângulo cego lateral, ajuda ao estacionamento, câmara traseira e funcionalidades como o volante aquecido e sistema de abertura e arranque sem chave

- Novos bancos ergonómicos com funções de massagem, memória de regulações, ventilação e regulação do apoio lateral. Nos lugares traseiros, os 2 passageiros laterais podem ter aquecimento, em opção.

- Capacidade de carga: banco traseiro com rebatimento 40/20/40, sistema FlexOrganizer com calhas, redes divisórias e múltiplas possibilidades de fixação, para permitir a arrumação ordenada e segura de todos os tipos de volumes.

NÍVEIS DE EQUIPAMENTO


Três novos níveis de equipamento: Edition, Dynamic e Innovation e quatro motorizações.

O foco incide especialmente nos motores 1.0 Turbo de 105 cv de potência, a gasolina, e 1.6 CDTI de 110 cv, a gasóleo.

O leque de opções 1.0 Turbo tem preços a partir de 21.800 euros, enquanto o turbodiesel de 1,6 litros está disponível desde 25.850 euros.

O primeiro nível - EDITION -, a partir de 21.800 euros, inclui, entre outros, faróis de halogéneo com luzes de condução diurna LED, espelhos retrovisores exteriores eléctricos, aquecidos, na cor da carroçaria, manualmente rebatíveis, fecho centralizado, programa electrónico de estabilidade Plus (ESP®Plus) com sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) e assistência ao arranque em subidas (HSA), airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro da frente, airbags de cortina, ar condicionado com filtros de partículas e odores, banco com seis posições de ajuste para o condutor, jantes de 16”, R 4.0 IntelliLink com sistema de 4 altifalantes, computador de bordo, vidros dianteiros e traseiros eléctricos e programador de velocidade com limitador de velocidade.

O nível DYNAMIC, disponível a partir de 22.820 euros, acrescenta elementos da condução desportiva, como as jantes de liga leve de 17” ou os bancos desportivos, por exemplo.

Por fim, o equipamento INNOVATION faz jus ao nome e está disponível a partir de 24.570 euros.

Adicionalmente integra, por exemplo, todos os sistemas de segurança e ajuda à condução, como o OnStar ou o aviso de alteração de faixa de rodagem (LDW)/ aviso de desvio de trajectória (LKA)
Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (TSA), Indicador da distância de segurança (FDI)/ sistema de aviso de perigo de colisão frontal (FCA), Sistema de travagem atenuante de colisões a velocidade reduzida (LSCMB).

Acrescenta também elementos de estilo e conforto como o ar condicionado de comando electrónico, com controlo de duas zonas, sensor de humidade, filtros de partículas e de ar e condutas de entrada de ar no piso na parte traseira do habitáculo ou a porta traseira eléctrica com sensor de pé.

PREÇOS e CUSTOS


O valor residual apontado para a versão Astra Sports Tourer 1.4 Turbo está 7% acima, para um período de cinco anos e 100.000 km, representando uma poupança até 3374 euros.

A diesel, a Astra Sports Tourer 1.6 CDTI de 110 cv deverá reter 48,8% do seu valor total ao fim de 3 anos ou 90 mil km, quase 12% mais do que o anterior modelo. Isto significa uma poupança potencial de 3391 euros.

Alia intervalos alargados de 30.000 km entre revisões e reduzidos valores de consumo de combustível.

Versões       a gasolina
1.0 Turbo
ECOTEC® Direct Injection ecoFLEX       Start/Stop
1.4 ECOTEC®
1.4 Turbo  ECOTEC® Direct Injection
1.4 Turbo  ECOTEC® Direct Injection  ecoFLEX    Start/Stop
1.4 Turbo   ECOTEC® Direct Injection
1.4 Turbo  ECOTEC® Direct Injection ecoFLEX   Start/Stop
1.6 Turbo     ECOTEC® Direct Injection ecoFLEX Start/Stop
Classe de emissões
EURO 6
EURO 6
EURO 6
EURO 6
EURO 6
EURO 6
EURO 6
Combustível
Gasolina
Gasolina
Gasolina
Gasolina
Gasolina
Gasolina
Gasolina
Nº de cilindros
3
4
4
4
4
4
4
Cilindrada        (cm3)
998
1399
1399
1399
1399
1399
1598
Diâm./curso    (mm)
74,0 / 77,4
74,0 / 81,3
74,0 / 81,3
74,0 / 81,3
74,0 / 81,3
74,0 / 81,3
79,0 / 81,5
Potência máx  (cv / rpm)
105
5500
100
6000
125
4000-5600
125
4000-5600
150
5000-5600
150
5000-5600
200
5500
Binário máx.      (Nm / rpm)
170
1800-4250
130
4300
245
2000-3500
230
2000-3500
245
2000-4000
230
2000-4000
300           1700-4700
Relação de compressão
10,5 : 1
10,6 : 1
10,0 : 1
10,0 : 1
10,0 : 1
10,0 : 1
9,5:1
Relação final     de transm.
3.94
(Easytronic 3.0: 4.19)
4.63
3.35
3.56
3.35
3.56
(AT-6: 3.14)
3.83
Depósito de combustível          (litros)
48
48
48
48
48
48
48


Pesos        e cargas (kg)







Peso, incluindo o condutor 70/156/EWG
1288
1273
1328
1322
1322
1322             (AT-6: 1350)
1393
Peso Bruto
1850      (Easytronic 3.0: 1855)
1830
1890
1885
1890
1885           (AT-6: 1915)
1960
Capacidade de carga (tara)
562
(Easytronic 3.0: 567)
557
568
563
568
563            (AT-6: 565)
567
Peso máximo Fr/Tr
870 / 1000
860 / 990
910 / 1000
900 / 1000
910 / 1000
900 / 1000
960 / 1020
Carga máx. no tejadilho 1)
75
75
75
75
75
75
75
Capac. de reboque (kg)







Sem travões
620
610
640
640
620
640
680
Com travões, pendente 12%
1150
800
1403
1403
1450
1403
1500
Motores Diesel
1.6 CDTI
1.6 CDTI  e                         1.6 CDTI ecoFLEX     Start/Stop
1.6 CDTI  e                          1.6 CDTI ecoFLEX      Start/Stop
1.6 BiTurbo CDTI

Classe de emissões
EURO6
EURO6
EURO6
EURO6

Combustível
Gasóleo
Gasóleo
Gasóleo
Gasóleo

Nº de cilindros
4
4
4
4

Cilindrada  (cm3)
1598
1598
1598
1598

Diâmetro/Curso  (mm)
79,7 / 80,1
79,7 / 80,1
79,7 / 80,1
79,7 / 80,1

Potência máx.  (cv / rpm)
95 / 3500
110 / 3500
136 / 3500-4000
160 / 4000

Binário máx.  (Nm / rpm)
280 / 1500-1750
300 / 1750–2000
320 / 2000-2250
350 / 1500-2250

Relação de compressão
16,0 : 1
16,0 : 1
16,0 : 1
16,0 : 1

Relação final de transmissão
3.35
3.35
3.65 (AT-6:2.64)
3.55

Depósito de combustível          (litros)
48
48
48
48



Pesos e cargas (kg)




Peso, incluindo o condutor (70/156/EWG)
1388
1403
1403                         (AT-6: 1425)
1435
Peso Bruto
1925
1940
1950                         (AT-6: 1975)
1985
Capacidade de carga (tara)
537
537
547                           (AT-6: 550)
550
Peso máximo, Fr/Tr
950 / 1000
960 / 1000
960 (AT-6: 1000) / 1000 (AT-6: 1000)
1000 / 1010
Carga máx. no tejadilho 1)
75
75
75
75
Capacidade de reboque (kg)




Sem travões
670
680
680
700
Com travões, pendente 12%
1430
1430
1430
1500


Astra Sports Tourer
Caixa manual,          5 velocidades
Velocidade máxima
(km/h)
Aceleração
0-100 km/h
(s)
Recuperação
80-120 km/h em 5ª vel.
(s)
Consumos (l/100 km)
Emissões CO2  (g/km) Misto
Classe de Eficiência
Urbano
Extra-urb.
Misto
1.4 (100 cv)
185
12,3
21,5
7,8-7,51)
4,5-4,31)
5,7-5.51)
131-1271)
C
1.0 Turbo ECOTEC® Direct Injection           (105 cv) c/ Start/Stop
195
11,2
15,5
5,3-5,21)
4,0-3.91)
4,5-4,31)
103-1001)
A
Caixa manual,          6 velocidades








1.4 Turbo ECOTEC® Direct Injection            (125 cv)
205
9,6
10,6
7,4-7,21)
4,6-4,51)
5,6-5,51)
130-1271)
C
1.4 Turbo ECOTEC® Direct Injection            (125 cv) c/ Start/Stop
205
9,9
12,5
6,3-6,21)
4,3-4,21
5,1-4,91)
117-1141)
B
1.4 Turbo ECOTEC® Direct Injection        (150 cv)
215
8,7
9,9
7,4-7,21)
4,6-4,51)
5,6-5,51)
130-1271)
C
1.4 Turbo ECOTEC® Direct Injection           (150 cv) c/ Start/Stop
215
8,9
11,8
6,3-6,21)
4,3-4,21)
5,1-4,91)
117-1141)
B
1.6 Turbo ECOTEC®   Direct Injection           (200 cv) c/ Start/Stop 2)
235
7,7
7,2
8,0-8,01)
5,1-4,91)
6,2-6,01)
142-1391)
C
1.6 CDTI (95 cv)
185
12,9
12,0
4,4-4,21)
3,4-3,31)
3,8-3,61)
99-961)
A+
1.6 CDTI (110 cv)
195
11,4
10,2
4,4-4,21)
3,4-3,31)
3,8-3,61)
99-961)
A+
1.6 CDTI (110 cv)         c/ Start/Stop
195
11,4
10,2
4,0-4,01)
3,3-3,21)
3,6-3,41)
95-891)
A+
1.6 CDTI (136 cv)            c/ Start/Stop
205
10,1
8,7
4,7-4,51)
3,5-3,41)
3,9-3,81)
104-1011)
A-A+
1.6 BiTurbo CDTI     (160 cv) c/ Start/Stop
220
8,9
8,1
5,2-5,11)
3,7-3,61)
4,2-4,11)
112-1091)
A




Urbano
Extra-urb.
Misto


Caixa 5 vel. Easytronic®








1.0 Turbo ECOTEC® Direct Injection                 (105 cv) c/ Start/Stop
200
12,9
5,2-5,11)
3.8-3,71)
4,3-4,21)
100-971)
A
Caixa 6 vel.       automática








1.4 Turbo ECOTEC® Direct Injection           (150 cv) c/ Start/Stop
210
9,4
7,3-7,11)
4,5-4,41)
5,6-5,41)
128-1251)
C
1.6 CDTI (136 cv)
200
10,1
5,8-5,71)
3,9-3,81)
4,6-4,51)
122-1191)
B

Sem comentários