No Inverno cresce o risco de acidente

Faça chuva ou faça sol, qualquer veículo que circule na estrada deve ter os travões e os pneus em bom estado para poder travar e curvar em segurança. No inverno as exigências aumentam, já que o piso molhado ou gelado interfere e diminui a aderência dos pneus à estrada. Mas a chuva, o nevoeiro e o menor número de horas de luz do dia também reduzem a visibilidade de quem conduz. Por tudo isto, para sua segurança, verifique o estado dos pneus, dos amortecedores e da iluminação da sua viatura. E, de preferência, circule sempre com as luzes acesas. Sim! Até mesmo durante o dia.


O Inverno é a altura do ano propícia para ocorrer um maior número de acidentes de viação. A chuva e, em certas regiões do País, as placas de gelo que se formam sobre o alcatrão, provocam o aumento da distância de travagem e condicionam o comportamento do veículo, sobretudo em curva.
Para avaliar o bom estado de um pneu, não basta olhar para o seu piso e encontrar “rasto”, ou seja, sulcos com profundidade superior a 1,6 mm, o valor mínimo permitido por lei. Um pneu com a borracha velha ou ressequida, também não oferece qualquer garantia de eficácia.


Atenção aos pneus “usados”


Este aviso é tão ou mais importante para quem adquiriu pneus usados. Na maioria dos casos, apesar do rasto aparentar bom aspecto, a idade influenciou a deterioração do estado da borracha. Para investigar a data em que um pneu foi produzido procure, numa das laterais do pneu, a indicação “DOT”. Dos quatro números que se seguem, os dois primeiros correspondem à semana de fabrico e os 2 últimos ao ano.
Assim, um pneu com a designação DOT0908 foi fabricado na nona semana do ano de 2008.
Apesar de não estar estabelecido um tempo de vida útil para um pneu, até porque isso depende do tipo de composição da borracha e das condições climatéricas a que esteve sujeito, a maioria dos fabricantes recomenda que não se utilizem pneumáticos com mais de 8 anos.


Luzes diurnas


A generalidade dos novos modelos automóveis começam a surgir com as chamadas “luzes diurnas”, fazendo uso de leds de baixo consumo.
Alguns entusiastas do “tuning” e do mau gosto (uma coisa não significa a outra), também já equiparam os seus carros mais antigos com este tipo de iluminação, fácil de encontrar à venda não apenas em casas de especialidade, como em supermercados, lojas online e “lojas chinesas”.
Na verdade, apesar de não ser obrigatório por lei, o uso das luzes durante o dia contribui bastante para a diminuição dos acidentes de viação.
Isso deve-se não tanto ao aumento da visibilidade do condutor, mas por tornar um veículo mais visível para os outros condutores e até para os próprios peões.


Dar nas vistas


Ver e ser visto é fundamental para a segurança rodoviário.
Por isso, certifique-se também se dispõe de pelo menos um colete reflector eficaz e de um triângulo de emergência em bom estado. Ambos são obrigatórios por lei. Mas dado o seu baixo custo, o ideal será mesmo ter mais do que um. E quanto mais espalhafatoso e reflector for o colete melhor; há alturas em que o melhor mesmo é dar nas vistas…

Sem comentários