APRESENTAÇÃO: Renault ZOE

O primeiro utilitário da Renault exclusivamente concebido para ser 100% eléctrico. Acessível a partir de 21.750€, preço chave na mão, é o veículo ideal para a utilização diária e maioritariamente urbana. Pode transportar 5 ocupantes, reclama autonomia superior a 200 Km e possui baterias capazes de carregar em qualquer tomada doméstica por períodos entre 30 minutos e 9 horas, graças a um carregador específico. Ao valor apresentado há que acrescentar o aluguer mensal da bateria que começa nos 79 euros/mês, para um contrato de manutenção de 3 anos e 12.500 km anuais.


O Renault ZOE é comercializado em Portugal a partir de Abril de 2013.
Graças a seis inovações mundiais ao serviço da simplicidade de utilização, da autonomia e da conectividade, reuniram-se condições para o desenvolvimento, em grande escala, de um veículo eléctrico.
É o primeiro automóvel eléctrico de série homologado para uma autonomia superior a 210 km de autonomia, embora, em condições normais de utilização ela deva ser de 150 km e intensas de pouco mais de 100 km.
Este valor é alcançado por via de um sistema optimizador de energia, capaz de melhorar a autonomia real independentemente das condições em andamento. Por exemplo, nos percursos suburbanos, o ZOE obtém um ganho de autonomia que pode chegar aos 25%.
A sua tomada única permite o carregamento com qualquer potência eléctrica, entre 30 minutos e 9 horas, graças ao carregador "Camaleão". Com isto ajudará certamente à instalação de postos de carga rápida, mais simples e mais económicos.
Contudo, para já ainda não é possível o carregamento a partir de uma tomada da rede doméstica, apesar de, em breve, uma "box" com esse fim deva começar a ser comercializada. Sendo assi, para já, só mesmo em postos MOBI-E ou dispondo de um posto de energia específico de custa cerca de 800 euros.

Lista completa de preços e equipamento


Design convencional para um modelo 100 por cento eléctrico

Desenhado para ser exclusivamente eléctrico, o ZOE é uma berlina compacta e de linhas fluídas.
Tal como o Twingo e o Twizy, apresenta a nova identidade do design da marca, distinguindo-se ainda pela "assinatura" a LED localizada nas extremidades laterais do pára-choques.
Interiormente, as linhas acompanham a inclinação profundamente ecológica deste modelo, ao revelar um painel de bordo propositadamente desenhado para se assemelhar à pá de uma eólica.
É possível pré-programar a climatização para aquecer ou arrefecer o habitáculo enquanto o automóvel estiver a ser carregado. Desta forma, o ZOE estará na temperatura ideal quando o condutor se instalar ao volante, com a energia utilizada para o conforto térmico a não ser retirada da bateria.
O ar respirado pelos ocupantes do ZOE é mais puro graças a um filtro de partículas de carvão activo, que absorve grande parte dos maus odores e dos gases poluentes e filtra outros elementos microscópicos, como pólen e fuligem.
A versão "Zen" do ZOE recebe, de série, equipamentos pensados para o bem-estar e o conforto a bordo. Para além da pré-climatização e do filtro de partículas de carvão activo referidos, inclui ainda:
- um difusor de aromas com propriedades relaxantes e estimulantes
- um ionisador com função purificante que elimina as bactérias no ar do habitáculo e que emite iões negativos para restabelecer o equilíbrio.
- um sensor de toxicidade que detecta picos de poluição e activa automaticamente o modo de recirculação do ar no habitáculo.
- Bancos em Teflon para uma limpeza mais fácil. Este tratamento, invisível e inodoro, torna o tecido dos bancos impermeável e anti nódoas.

Motor, potência e capacidade de aceleração

O motor eléctrico tem uma potência instantânea de 65 kW e um binário máximo de 220 Nm.
Isto permite acelerações e recuperações rápidas em qualquer regime, além de, naturalmente, dispor de uma condução silenciosa e grande linearidade da aceleração graças à ausência de passagem de caixa de velocidades.
Para circular tranquilamente em cidade, o ZOE produz um som próprio para alertar os peões. Emitido entre 1 km/h e 30 km/h, assenta numa sonoridade específica para criar uma identidade sonora própria do ZOE. O condutor pode escolher entre três sons diferentes ou desligá-los com um simples interruptor.
Com um fantástico poder de aceleração graças a um binário elevado que começa a fazer sentir a sua acção logo a partir do arranque, a velocidade máxima do Zoe é limitada a cerca de 140 km/h.

Autonomia superior a 200 km

Pela primeira vez, um veículo eléctrico de série apresenta 210 km de autonomia.
Em utilização real, a autonomia de um veículo eléctrico varia mais do que a de um veículo térmico, em função das condições de utilização: velocidade, perfil do percurso, temperatura exterior, etc.
Mas graças ao dispositivo Range OptimiZEr, que agrupa três inovações importantes – travagem com recuperação de energia de nova geração, bomba de calor e pneus MICHELIN EnergyTM E-V -, a autonomia real do ZOE aumenta até 25%.
A travagem, com recuperação de energia da nova geração, capta praticamente toda a energia libertada aquando de uma travagem, sem que tal se note no comportamento dinâmico do ZOE. Este sistema tem uma dupla acção: aquando da desaceleração, o motor recupera a energia cinética do veículo e converte-a em corrente eléctrica que carrega a bateria; quando o condutor pressiona o pedal do travão, o sistema reparte a acção da travagem entre as maxilas dos travões e o motor, de forma a maximizar a acção deste último, que então recarrega a bateria.
Uma vez que um veículo com motor eléctrico não liberta calor que possa ser aproveitado para o aquecimento do habitáculo, uma "bomba de calor" assegura o conforto térmico e preserva, ao mesmo tempo, a autonomia do veículo. Este sistema funciona com ar que, ao ser comprimido irá gerar energia calorífera, como uma climatização reversível pouco exigente em termos eléctricos, quer na produção de calor como de frio.
- O pneu MICHELIN EnergyTM E-V é uma inovação da Michelin que estreia mundialmente no ZOE. Este pneu tem elevada eficácia energética. Uma vez que foi desenvolvido em conjunto com a marca francesa, a sua faixa de rolamento, o perfil e os flancos foram particularmente estudados para suportar o elevado binário do ZOE. O pneu MICHELIN EnergyTM E-V possui as mesmas qualidades de segurança e de comportamento em estrada que todos os outros pneus Michelin. Está disponível em 15 e 16 polegadas e equipa de série todos os ZOE.

Carregamento rápido

O ZOE é o único automóvel equipado com o “Camaleão”, um carregador patenteado pela Renault que é compatível com qualquer nível de potência até 43 kW.
Permite carregar o ZOE, em função da potência disponível, entre 30 minutos e 9 horas. Por exemplo, com uma potência de 22 kW, o ZOE carrega-se, integralmente, em apenas uma hora. Este nível de potência intermediária preserva melhor a duração da vida das baterias e possui menos impacto na rede eléctrica do que uma carga rápida a 43 kW.
Este carregador permite uma recarga rápida em postos de carregamento quatro vezes mais baratos que os actuais.

Multimédia

O ZOE é também o primeiro modelo da Renault a apresentar o “R-Link”, um novo sistema multimédia integrado. Possui ecrã táctil de 7 polegadas, comandos sob o volante e reconhecimento vocal, que permitem conduzir sem tirar os olhos da estrada.
Este sistema disporá de aplicações especificamente desenvolvidas para o automóvel, que podem ser telecarregadas directamente no automóvel ou na conta My Renault.
Integra ainda funções úteis na gestão da autonomia: histograma do consumo energético, visualização dos fluxos de energia e programação da carga. A navegação propõe, igualmente, serviços específicos, como a área de autonomia, sugestão do caminho mais económico ou a localização dos pontos de carregamento, bem como a indicação da sua disponibilidade
Através deste sistema é ainda possível comunicar e agir à distância. Pelo telemóvel ou por computador, o condutor pode:
- consultar informações relacionadas com a carga
- activar, programar ou interromper, à distância, o carregamento, para beneficiar de tarifas preferenciais dos fornecedores de electricidade.
- activar ou programar a pré-climatização do habitáculo.

Características técnicas

DIMENSÕES
Comprimento (mm)
4 084
Largura (mm)
1 730
Altura (mm)
1 568
Distância entre eixos (mm)
2 588
Volume da bagageira (l)
338
Número de lugares
5
Vias F/T (mm)
1 506/1 489
MOTOR
Tipo
Rotor bobinado
Potência (kW)/(cv)
65/88
Binário Max. (Nm)
220
Transmissão
Redutor
BATERIA
Tipo
Ião-lítio
Capacidade (kW)
22
Autonomia (NEDC)
210 km
Velocidade Máx. (km/h)
135
CARREGADOR
Tipo
Mono e trifásico até 43 kW
Tempo de recarga
3 kW (wallbox monofásica 16 A) = 9 h

22 kW (tomada trifásica 32 A) = 1h

43 kW (tomada trifásica 63 A) = 30 minutos

Sem comentários