APRESENTAÇÃO: Hyundai i40

Modelo de topo da Hyundai na Europa e, por isso, embaixador da marca para os próximos anos, tal como o ix35, este i40 visa atrair novos clientes para os espaços de venda da Hyundai. Desenhado, concebido e especialmente destinado ao mercado europeu, está finalmente disponível em Portugal. O sucessor do mal-amado Sonata surge, numa primeira fase, apenas na versão carrinha, seguindo-se o sedan de quatro portas no início do próximo ano. Preços a partir de 24 mil euros.

TABELA DE PREÇOS

Elevado nível de conforto e uma grande capacidade de carga foram as premissas. O exterior destaca-se pela forma fluída e pelos elementos gráficos, o interior foca-se na integração escultural e optimiza, ergonomicamente, todas as funções.
Deve a identidade europeia ao facto de ter sido desenhado e concebido pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento europeu da Hyundai, na Alemanha.
É marcada por linhas inspiradas pela natureza que criam um estilo exterior dinâmico. No Sedan, o traço é reforçado por uma linha de tejadilho baixa e alongada que lhe confere uma silhueta muito próxima de um coupé.

Habitáculo

O estilo desportivo não produz impacto negativo nos níveis de conforto interior, versatilidade e capacidade da bagageira. Cotas generosas (distância entre eixos de 2,77 m e largura de 1,815 m) possibilitam um interior espaçoso.
Reclama até as melhores dimensões interiores do segmento no que toca ao espaço para a cabeça (1025 mm), ombros (1455 mm) e pernas (1170 mm) à frente. Batendo concorrentes como o Ford Mondeo, Opel Insígnia, Renault Laguna e Toyota Avensis.
Interiormente completa-se com bancos traseiros reclináveis e uma capacidade de carga do i40 com cifras entre os 534 litros, com os bancos todos em uso, e os 1700 litros, com os bancos traseiros rebatidos e carga até ao tejadilho.
O banco traseiro possui a versátil repartição 60/40 e o piso de carga poderá estar equipado (dependendo da versão) com dois carris que podem receber barreiras de retenção de carga.

Motorizações

Está disponível uma gama de motorizações cumpridoras das normas Euro 5: dois diesel, 1.7 CRDi de 115 e 136 CV e dois a gasolina, 1.6L de 135 CV e 2.0L de 177 CV.
Estes blocos cobrem um leque de potências alargado com uma entrega de binário que se estende ao longo de uma vasta gama de rotações, fazendo do i40 um automóvel agradável de conduzir em cidade ou em auto-estrada. Caixas de velocidades manuais ou automática de 6 velocidades estão também disponíveis.
A Hyundai calcula que a versão do bloco 1,7 litros com 136 CV seja a mais indicada quer para clientes particulares e para frotas. O elevado binário deste motor - 325 Nm a partir das 2000 rpm - assegura uma reposta imediata, cumprindo os típicos 0 aos 100 km/h em apenas 10,6 segundos com a caixa manual.
A versão de “baixa potência” com 115 CV permite, mesmo assim, cumprir essa aceleração em 12,9 segundos.
Quanto ao motor 1.6 litros a gasolina da gama, debita 135 CV e acelera a wagon até aos 100 km/h em 11,6 segundos.
O novo sistema de assistência hidráulica da direcção, sensível à velocidade, oferece um diâmetro de viragem de 10,94 metros. Pensado para oferecer uma boa sensação ao volante e controlo preciso, o sistema oferece substancial sensibilidade durante os períodos de condução suburbana e baixo peso nas manobras de estacionamento.

DADOS TÉCNICOS COMPLETOS


Credenciais ecológicas

No mercado surge ainda uma outra variante, económica em todos os sentidos: o bloco 1.7 litros diesel, com 115 cv, recebe uma versão "BlueDrive" com sistema " Stop & Start” (ISG). Solução já utilizada no ix35, capaz de emissões de apenas 113 g/km de CO2, das mais baixas do segmento, e um consumo médio de somente 4,3 litros.
O sistema ISG completa-se com pneus de baixa resistência ao rolamento, um sistema de gestão avançada do alternador (AMS) e ainda um dispositivo activo de fecho da grelha dianteira para reduzir o arrasto.
Este “pacote” Blue Drive pode ser associado a outras motorizações. As emissões de CO2, nos restantes modelos, são de 119 g/km para o motor diesel mais potente e de 140 g/km no 1.6 a gasolina.
O i40 estreia também um novo motor a gasolina de quatro cilindros e 2 litros GDI, denominado “Nu”. O elevado binário oferece um maior prazer de condução, melhor economia de combustível e emissões igualmente reduzidas. Integrando o sistema GDI (injecção directa de combustível), este bloco com 1999 cc. debita 177 CV e disponibiliza 213 Nm de binário. Assegura ao i40, com caixa manual de 6 velocidades, um consumo combinado de 6,8 l e emissões de apenas 159 g/km de CO2.

Equipamento

Dependendo da versão do i40, o equipamento poderá incluir o sistema inteligente de assistência ao estacionamento ou o alerta para a transposição inadvertida da faixa de rodagem. Bem como itens de conectividade como o Bluetooth® com reconhecimento de voz, sistema de navegação com mapas completos e câmara de auxílio às manobras de marcha-atrás.
Pode ser ainda equipado com um travão de mão eléctrico, bancos dianteiros com ventilação, bancos dianteiros e traseiros aquecidos ou, em estreia neste segmento, um sistema de auto-desembaciamento do pára-brisas.
Inéditos são ainda o volante com aquecimento e os bancos traseiros reclináveis, com escolha entre 26 ou 31 graus de inclinação para as costas.
Existem luzes diurnas com opção por lâmpadas de xénon. Os faróis de Xénon contam com lava-faróis e uma nova iluminação em curva estática oferece iluminação adicional da berma quando em curva.
Dependendo da versão, pode igualmente dispor de airbag para os joelhos do condutor, encostos de cabeça activos à frente, ESC, HAC (assistente de arranque em declive), ar condicionado manual, ar condicionado automático, fecho central das portas mãos livres, computador de bordo, patilhas da caixa de velocidades automática (quando aplicável) no volante, pneus de baixa resistência ao atrito e caixa de seis velocidades.

Equipamento de segurança e assistência à condução

No equipamento de segurança oferecido de série em vários países incluem o ESC (Controlo Electrónico de Estabilidade), ABS (Anti bloqueio dos travões), HAC (Ajuda ao arranque em declive), VSM (Gestão da estabilidade do veículo), assistência à travagem e sinalização de travagem de urgência.
Variado equipamento de segurança “activa” foi acrescentado. Como parte do ESC e de série na Europa Ocidental, o VSM ajuda a manter o veículo numa trajectória estável, ao reduzir a assistência se o condutor estiver a aplicar demasiada força para virar, ou aumentando a assistência se o condutor estiver a aplicar pouca força.
O ESS, sinalização de travagem de urgência, é um sistema que permite aos condutores, que seguem atrás, serem advertidos sempre que existe uma paragem abrupta. Isso é feito por meio das luzes de mudança de direcção, que piscam em conjunto, mal os sensores do sistema se apercebam de uma pressão demasiado forte sobre os travões.
O sistema de aviso de transposição involuntária de faixa automaticamente corrige o volante e a trajectória quando o veículo passa inadvertidamente para a outra faixa.
Para ajudar os condutores durante as manobras de estacionamento. ou de marcha-atrás, existe (dependendo da versão) uma câmara de retrovisora equipada com uma lente grande angular que transmite imagens para o ecrã do sistema de navegação.
O i40 também pode ser equipado com o estacionamento activo. O condutor dirige o carro até aos locais de estacionamento e é avisado quando os sensores detectam o espaço perfeito para entrar e sair do local de estacionamento. Permite medir o espaço entre dois carros parados em fila única, apenas se o espaço que resta for 10 cm superior ao comprimento do i40.
Em termos de segurança passiva cada i40 está equipado com sete airbags – dianteiros, laterais, cortina e para o joelho do condutor, estando este disponível em toda a gama de série. Dependendo do nível do equipamento algumas versões podem ser equipadas com dois airbags laterais traseiros elevando o número total para 9 airbags.

Tejadilho e outros elementos de conforto

Se disponível, o tecto de abrir panorâmico é em vidro e constituído por três peças. O primeiro terço levanta, a secção central desliza e o último terço é fixo. No interior, uma cortina com abertura e fecho eléctrico bloqueia os efeitos do sol quando necessário e, no exterior, os pilares B e C possuem um acabamento em preto brilhante para complementar o acabamento em negro de todo o tejadilho.
O Sistema Integrado de Memória (IMS) grava as definições da regulação do banco de dois condutores e oferece uma função de “easy access” que levanta o volante e baixa o banco enquanto o recua, sempre que o carro estiver parado.
Para ajudar os proprietários a lidarem com climas extremos de calor ou frio, algumas soluções especiais são oferecidas dependendo da versão e do nível de equipamento. Bancos aquecidos que contam com uma revolucionária tecnologia amiga do ambiente (um polímero com agentes anti-bactérias com nano partículas de prata) para libertarem raios infravermelhos exotérmicos. Os bancos ventilados levam o ar da cabina para a almofada e as costas do banco, diminuindo assim a temperatura cerca de 3 graus em 3 minutos, baixando a humidade cerca de 30% em 20 minutos.
Em alguns mercados, incluindo o português, nos modelos de topo de gama o volante do i40 estará disponível com aquecimento (até 38 graus) para aumentar o conforto do condutor em condições extremas de frio.

Garantia e 5 estrelas

Com uma das melhores classificações de sempre nos testes europeus de segurança EuroNCAP, o Hyundai i40 oferece ainda uma garantia suplementar aos proprietários: a garantia “5 Anos Tripla Confiança”, um programa que compreende uma garantia ilimitada de cinco anos, cinco anos de assistência em viagem e cinco anos de verificações periódicas anuais ao veículo.

(Texto elaborado com base em documento divulgado pelo departamento de comunicação da marca)


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Pretende saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários