APRESENTAÇÃO: Opel ADAM

Compacto, arrojado e irrequieto, este citadino com 3 portas da Opel oferece motores 1.2 de 70 cv e 1.4 de 100 cv, ambos a gasolina. O modelo tem versões agrupadas em três “ambientes”: Jam (estilo activo), Glam (requintado) e Slam (desportivo). A partir destes é possível criar múltiplas variantes, segundo a marca mais de 61 mil combinações diferentes de decoração do exterior e cerca de 82 mil do interior. Além do avançado sistema de informação e entretenimento Intellilink, o Adam conta com outros equipamentos inéditos provenientes de segmentos superiores: a mais recente geração de estacionamento automático, o alerta de ângulo cego, o volante aquecido ou o porta-bicicletas integrado “FlexFix”. Vamos já ficar a saber mais pormenores sobre tudo isto, realçando que o ADAM 1.2 Jam é proposto por 13.995 euros e os preços do motor 1.4 principiam nos 15.295 euros. Utilizando o configurador que a Opel disponibiliza na Internet é possível construir um modelo à exacta medida do gosto do utilizador.

O ADAM é o primeiro Opel para o segmento A, mede quase 3,70 metros de comprimento por 1,72 metros de largura. Ajustado aos ambientes urbanos, mas com uma dinâmica de condução que se evidencia também fora da cidade, a distância entre eixos curta (2311 mm) e a generosa largura das vias dianteira (1472 mm) e traseira (1464 mm) conferem-lhe uma excelente estabilidade em estrada.
Destacando-se por um visual moderno e ousado, seguindo as tendências actuais, oferece um potencial de personalização praticamente ilimitado. Além das mais de 61 mil combinações diferentes de decoração do exterior – inúmeras cores de carroçaria e tejadilho, jantes de diferentes formatos e cores, painéis com vários temas e decorações –, o habitáculo, com lotação para quatro pessoas, pode também ser personalizado com uma vasta gama de cores, revestimentos, forros de tejadilho e efeitos de luz ambiente, num total de cerca de 82 mil combinação diferentes!
De série, conta com ar condicionado, volante forrado a couro, programador de velocidade, computador de bordo, espelhos de regulação eléctrica, vidros eléctricos, fecho centralizado de portas e jantes em liga leve, entre muitos outros.
Também no capítulo da segurança a lista de equipamento de série é vasta e inclui, por exemplo, programa electrónico de estabilidade ESP, sistema de travagem antibloqueio ABS, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.

Preços de todas as versões actualmente disponíveis

 Motorizações a gasolina no início da comercialização. Novo motor em desenvolvimento.

Os dois motores a gasolina – 1.2 de 70 cv e 1.4 de 100 cv – possuem caixa manual de cinco velocidades e tecnologia ecoFLEX com sistema Start/Stop.
O ADAM 1.4 debita um binário máximo de 130 Nm às 4000 rpm, conseguindo acelerar de zero a 100 km/h em 11,5 segundos e alcançar a velocidade máxima de 185 km/h.
O consumo do ADAM 1.2 em ciclo misto é de apenas 5,0 litros aos 100 km e as emissões de CO2 cifram-se em 118 g/km.
O modelo ADAM 1.4 consome apenas 5,1 litros e apresenta emissões de 119 g/km.
O conjunto de tecnologia ecoFLEX inclui sistema Start/Stop com bateria de elevada capacidade, motor de arranque de alto rendimento e alternador optimizado. Em ambos os motores, a tecnologia ecoFLEX oferece ainda funções “Eco Drive” que monitorizam e informam o condutor sobre os consumos, indicando também o momento ideal em que deve ser engrenada uma nova mudança.
Mas a Opel está actualmente a desenvolver um pequeno motor a gasolina e que fará a sua estreia no ADAM. Esta unidade, inteiramente construída em alumínio, terá injecção directa de combustível, turbo e Start/Stop. Será conjugada com uma caixa manual de seis velocidades, também ela proveniente de uma nova geração de transmissões da marca.
Os amortecedores foram regulados de acordo com os desafios da condução citadina e as medidas das jantes vão de 15 a 18 polegadas de diâmetro. As versões com jantes de 17” e 18” estão equipadas de série com suspensão mais baixa.



Equipamento inédito no segmento: “IntelliLink”

Uma estreia neste segmento de mercado é o sistema de informação e entretenimento “IntelliLink”, que permite integrar telefones inteligentes (smartphones com sistema operativo Apple iOS ou Android) e dispositivos como iPad e iPod Touch, transpondo para o sistema do automóvel várias aplicações do aparelho portátil, nomeadamente o sistema de navegação, comunicações de voz, rádio em podcast com estações todo o mundo, etc.
Totalmente integrado no tablier, este sistema transfere o conteúdo do smartphone para um ecrã táctil policromático de sete polegadas com elevada resolução. A conectividade é assegurada através de USB ou Bluetooth para dispositivos de armazenamento em massa (incluindo leitores de MP3, iPod, iPad, etc.). Para além da entrada USB, existe ainda de uma entrada auxiliar de 3,5 mm / 1/8 de polegada.
O “IntelliLink” funciona também com o inovador software de reconhecimento de voz “Siri Eyes Free”, da Apple. Os utilizadores de smartphones iPhone, com sistema operativo iOS6, podem recorrer ao “Siri” para efectuar, em segurança, uma série de operações que aceita comandos de voz para realizar várias tarefas. Com a utilização de um comando no volante, os condutores conseguem efectuar em segurança uma série de operações sem tirar os olhos da estrada ou as mãos do volante.

Mais equipamento de série ou opcional

De série está presente o sistema de direcção assistida que inclui o modo CITY, comandado por tecla, e que aumenta a assistência da direcção quando se circula a velocidades mais baixas. 
O sistema ESP Plus, de última geração, é também de série em todos os ADAM. Integra outras funções importantes, como o ABS ou o controlo electrónico de tracção (TC), bem como a distribuição electrónica da força de travagem (EBD), controlo de travagem em curva (CBC) e assistência ao arranque em subidas (HSA).
Esta assistência ao arranque em subidas aplica automaticamente os travões durante um a dois segundos para evitar que o automóvel descaia, facilitando assim o arranque em planos inclinados e dispensando, desta forma, o tradicional “ponto de embraiagem”.
Outro equipamento disponibilizado é o alerta de ângulo cego lateral e um limitador de velocidade conjugado com o programador de velocidade.
De série em todos os ADAM, este programador de velocidade inclui uma nova função de limitador de velocidade que se revela particularmente útil no tráfego citadino. Permitindo ao condutor definir uma velocidade máxima acima de 30 km/h, quando a velocidade predefinida é ultrapassada, o condutor é alertado no visor do painel de instrumentos. Trata-se de um contributo importante para cumprir os limites de velocidade de 30 ou 50 km dentro das localidades.
Mas a Opel mantém-se fiel à tradição de disponibilizar equipamentos inéditos e com elevado conteúdo tecnológico a preços acessíveis.
A título de exemplo, o ADAM inclui, na lista de opcionais, o sistema de estacionamento automático por cerca de 550 euros. Do lado mais personalizável do pequeno Opel pode destacar-se equipamento original como o forro de tejadilho ‘estrelado’, iluminado com 64 LED embutidos, disponível por apenas 280 euros.
O ADAM oferece também um retrovisor com função automática de anti-encandeamento. Recorrendo a sensores fotoelétricos, o nível de reflexão do espelho é ajustado para reduzir o encandeamento provocado pelos veículos que seguem na retaguarda. Assim que os sensores deixam de registar encandeamento, o espelho volta ao nível normal de brilho e reflexão. Este sistema surge associado ao sensor de chuva, que acciona automaticamente o limpa pára-brisas, e ao sensor de luminosidade que acende automaticamente os faróis sempre que necessário.
Para proporcionar maior conforto durante o inverno, o ADAM pode ser equipado com volante aquecido. Este volante aquecido é sempre combinado com o sistema de aquecimento dos bancos dianteiros.

Mobilidade urbana com porta-bicicletas “FlexFix”

O ADAM oferece na lista de equipamento opcional um elemento único que multiplica a versatilidade no que toca à mobilidade urbana: o porta-bicicletas “FlexFix” totalmente integrado.
Este engenhoso dispositivo permite aos condutores optar, consoantes as condições e a vontade, entre o volante do seu automóvel e o guiador da sua bicicleta.
Integrado no pára-choques traseiro, encontra-se, por isso, sempre disponível. É muito fácil de utilizar e não requer ferramentas nem dispositivos adicionais. Quando não está a ser utilizado, desliza como uma gaveta, ocultando-se atrás do pára-choques traseiro.
O sistema tem capacidade para uma bicicleta de até 30 kg, pelo que é possível transportar, inclusivamente, bicicletas eléctricas. Um adaptador opcional de mola permite transportar uma segunda bicicleta com um peso máximo de 20 kg.
Este suporte das bicicletas tem um mecanismo de fecho anti-roubo e, mesmo quando está ocupado com duas bicicletas, pode ser inclinado de modo a permitir abrir a tampa traseira para facilitar o acesso à mala.



Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários