APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz SL 400

Modelo ícone da Mercedes, o SL é fabricado praticamente todo em alumínio e dispõe de algumas inovações técnicas, como o seu tecto Vario retráctil. Ao contrário do seu antecessor, o SL 400 não está equipado com um motor naturalmente aspirado. Passa a poder dispor de um motor biturbo de seis cilindros com injecção directa de terceira geração, complementada pela ignição rápida de múltiplas faíscas. É graças a isto que, apesar de ter menos 500 centímetros cúbicos de cilindrada, tem a potência aumentada em 27 cv. São 333 cv no total, preparados para galopar entre 5250 e 6000 rpm. Tem também mais 110 Nm de binário. Ou seja, passa a disponibilizar 480 Nm entre 1600 e 4000 rpm. O preço do SL 400 será 121.800€ e estará disponível nos concessionários durante o terceiro trimestre de 2014.

Equipado com um motor de seis cilindros com dois turbocompressores, este motor biturbo desenvolve uma potência máxima com uma pressão de carga de 1,8 bar. Tal como todos os motores a gasolina BlueDIRECT, funciona com um sistema de injecção directa e cumpre a norma de emissões EU6.
A pressão do sistema atinge 200 bar, sendo optimizada de acordo com o mapeamento do motor. Os injectores piezo permitem a formação ideal da mistura até cinco injecções por ciclo. A injecção directa de terceira geração é complementada pela ignição rápida de múltiplas faíscas.

E afinal, como funciona?

A seguir à primeira descarga da faísca e a um breve período de combustão, a bobina é recarregada rapidamente e é produzida uma nova faísca.
O sistema de múltiplas faíscas permite que sejam descarregadas sucessivamente até quatro faíscas num milissegundo, prolongando o poder de ignição com a expansão da área em que a mesma acontece.
A ignição rápida de faísca múltipla pode ser controlada para fazer variar o tempo das faíscas e o período da combustão, adequando-se a cada condição de funcionamento.
Isto permite a optimização do centro de combustão e a melhoria das emissões. O resultado é uma utilização excelente do combustível com o mínimo de emissões.
O SL 400 oferece igualmente duas inovações extraordinárias de série: o sistema único Frontbass desenvolvido pela Mercedes-Benz e que transforma um veículo desportivo de luxo numa sala de concertos, bem como o sistema de lavagem MAGIC VISION CONTROL altamente eficiente, que retira a água da escova do para-brisas conforme necessário.

-->

Sem comentários