Mitsubishi i-MiEV: 220 km de autonomia

Procurando ganhar espaço de mercado, os veículos eléctricos têm contra si o preço (motivado não apenas pelos custos da tecnologia como devido às menores quantidades fabricadas) e a autonomia, que obriga a carregamentos cíclicos das suas baterias após umas poucas centenas de quilómetros percorridos. Carregamentos esses que, por mais rápidos que sejam, requerem paragens mais prolongadas do que corriqueiros abastecimentos de combustível. Recentemente, uma equipa de jornalistas húngaros conduziu um desses veículos, o Mitsubishi i-MiEV, através de estradas públicas e sob condições normais de tráfego durante 219.5 km. Com apenas um carregamento eléctrico. Esta distância significa não apenas um recorde absoluto para o i-MiEV (150 km de autonomia de acordo com os testes de condução no ciclo Europeu), mas estabelece também uma fasquia na categoria dos pequenos veículos eléctricos, comprovando a eficiência da condução dos veículos eléctricos no dia-a-dia.

O veículo utilizado para este ensaio dispunha das especificações normais de fábrica e apresentava 1.700 km percorridos. Para este evento não beneficiou de quaisquer alterações, tendo recebido uma carga total das suas baterias e aumentado a pressão dos pneus de 2,5 bar para 2,8 bar. A bordo seguiam 2 jornalistas e respectiva bagagem (cerca de 200 kg).
O percurso inicialmente previsto de 187 km foi percorrido a uma velocidade média de 50 km/h, em condições de tráfego normal, passando por várias povoações e circulando também em zonas de tráfego congestionado.
Ainda com autonomia prosseguiram até o conta-quilometros indicar 200 km percorridos, momento em que o alarme do modo “Turtle” (indicador de carga mínima de bateria) accionou e o i-MiEV circulou durante mais 19,5 km.
Cumpriram-se deste modo 219,5 km a uma média de 50 km/h. Para os que quiserem acompanhar passo a passo este ensaio segue o vídeo do evento:


(elaborado com base em comunicado difundido pelo departamento de Comunicação da marca)

Sem comentários