APRESENTAÇÃO: Qoros 3 Cross Hybrid Concept

Nos últimos meses temos revelado o surgimento de uma nova marca automóvel chinesa apostada em penetrar e vencer no mercado europeu. A Quoros promete uma linha de modelos inovadores e actuais, dotados da mais recente tecnologia em prol do ambiente, do conforto e também da segurança, até aqui um dos entraves à progressão dos construtores chineses nos mercados ocidentais. Para tanto, recrutou um conjunto de engenheiros com vasto conhecimento no ramo automóvel, dirigidos por Gert Hildebrand, director executivo da área do design da Qoros, um antigo responsável da BMW que esteve por detrás do novo Mini, por exemplo. O primeiro dos carros apresentados agora em Genebra foi o Qosros “GQ3” sedan, inserido numa gama que incluirá também uma versão carrinha e um modelo “crossover” que tem a particularidade de dispor de sistema híbrido. É exactamente este último que vamos conhecer já a seguir.

No Salão Automóvel Suíço, a par do sedan (ler AQUI mais sobre este assunto e sobre esta nova marca) e de uma versão carrinha, a Qoros apresentou um crossover compacto de cinco portas, por enquanto ainda “concept”, com tracção melhorada e avançado sistema híbrido.
Esta linha de modelos é possível graças a uma a arquitectura modular que permite a criação e o desenvolvimento rápido de novos modelos. O Qoros 3 Cross Hybrid Concept representa ainda um sinal do que poderão ser as futuras criações da marca, bem como uma montra da evolução tecnológica que a marca já apresenta.

Um convite à aventura

Com a mesma distância entre eixos (2,690 milímetros) e a largura do Q3 sedan, as linhas elegantes mas mais pujantes deste modelo equilibram-se num conjunto que reflecte aspirações desportivas. 
A vista frontal deste “concept” é quase idêntica ao do Q3 sedan, contudo a sua zona frontal é personalizada, nomeadamente ao nível das entradas de ar que lhe conferem uma frente mais dominante. Distintos são igualmente os contornos arredondados dos faróis de nevoeiro.
Os grupos ópticos, apresentando barras de LED na borda superior, são os mesmos que os do 3 Qoros Sedan, enquanto as luzes traseiras são distintos e possuem um sistema de barras horizontais de LED com um arranjo compacto simples.
A postura elevada ao solo e características de design específicas enfatizam o aspecto robusto, sugerindo versatilidade de condução fora do asfalto. Existem protecções na zona dianteira e na parte de trás do veículo, de modo a proteger contra os acidentes do terreno. A evoluída suspensão e elementos insonorizantes asseguram que, no interior, os ocupantes permanecem confortáveis, mesmo durante a condução por terreno acidentado.

Mecânica híbrida e tracção total

O estágio tecnológico da nova marca permitiu já o desenvolvimento de um sistema de accionamento híbrido avançado, potenciado pela parceria com um dos maiores especialistas mundiais de sistemas de transmissão, a “American Axle”.
Um motor de três cilindros, a gasolina, com 1,2 litros e 130 cv de potência, foi instalado transversalmente à frente para movimentar as rodas dianteiras. Alojado entre o piso do compartimento de bagagem e o eixo traseiro fica a unidade eléctrica de 50 kW, alimentada por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade máxima de 1,9 quilowatt-hora.
Um segundo motor eléctrico - um gerador integrado de arranque (ISG) - está montado entre o motor a gasolina e a transmissão. A sua função, além do arranque do motor a gasolina, é maior do que a de um tradicional motor de arranque. Tem também a tarefa de carregar a bateria dedicada ao motor eléctrico da retaguarda, pelo que o “Qoros 3 Cross Hybrid Concept” pode andar, em permanência, com tracção total.
Pode ainda ser conduzido em puro modo totalmente eléctrico, a uma velocidade de até 120 km/h, com um alcance máximo de cerca de quatro quilómetros.
Numa condução mais exigente, o ISG pode ainda fornecer energia adicional ao eixo dianteiro, permitindo que o conceito apresente um desempenho surpreendentemente rápido: dos 0 aos 100 km/h em menos de 7,0 segundos.
O software de controlo inteligente garante a transição perfeita entre o motor a gasolina e a tracção dianteira, o motor eléctrico e a tracção traseira ou a tracção nas quatro rodas, dependendo da avaliação das necessidades por parte do condutor face às condições da estrada.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários