Análise às vendas automóveis em Portugal – Janeiro e Fevereiro 2013

No total, em Janeiro e Fevereiro de 2013 venderam-se 16.691 automóveis ligeiros, uma queda de 1,2 por cento relativamente ao mesmo período de 2012. Contudo, os 7.496 veículos ligeiros de passageiros vendidos em Fevereiro deste ano significaram um aumento de 8,6 por cento face ao mês homólogo do ano anterior. Todavia, o crescimento agora verificado corresponde a um nível de vendas extremamente baixo, sendo 34,4 por cento menor do que a média dos meses de Fevereiro no período de 2009 a 2012. Ao olhar para a tabela de vendas constata-se a presença de três marcas consideradas “premium” entre as seis mais vendidas em Portugal. Apesar dos totais numéricos não serem muito expressivos – da ordem de dezenas ou poucas centenas de unidades -, em termos percentuais, destaque para as subidas das vendas da Mercedes (40,3 %), da Dacia (+73 %), da Mitsubishi (+75,5 %), da Mazda (54,2 %) e da Lexus (+146,2%) nos primeiros dois meses do ano. Em sentido inverso, Ford, Kia e Alfa Romeo registaram quebras acentuadas das vendas. Confira tudo isto na tabela de vendas, por marca, de ligeiros, em Janeiro e Fevereiro de 2013.


Em 2013, a francesa Renault continua a liderar com escassa margem sobre a Volkswagen. A marca alemã está em franca progressão, sobretudo desde o lançamento do novo VW Golf (ler AQUI a apresentação do modelo), que foi considerado “Carro do Ano” (ler AQUI a notícia).
Ao olhar para a tabela de vendas é possível ainda constatar a presença de três marcas consideradas “premium” entre as seis mais vendidas em Portugal. Apesar dos totais numéricos não serem muito expressivos – da ordem de dezenas ou poucas centenas de unidades -, em termos percentuais, destaque para as subidas das vendas da Mercedes (40,3 %), da Dacia (+73 %), da Mitsubishi (+75,5 %), da Mazda (54,2 %) e da Lexus (+146,2%) nos primeiros dois meses do ano.
Em sentido inverso, Ford, Kia e Alfa Romeo registaram quebras acentuadas das vendas.


"Comerciais ligeiros" ao ritmo de 1000 por mês

Quanto aos “Comerciais Ligeiros”, o mês de Fevereiro representou um crescimento de 26 por cento, o que atesta a importância deste nicho de mercado para algumas marcas. Ainda assim, o total de 1.159 veículos comerciais ligeiros comercializados não é um número expressivo e a variação positiva só foi possível devido ao facto de, no mesmo mês do ano transacto, o mercado se ter afundado e registado um decréscimo de 68,5 por cento.
Por isso, no período correspondente aos dois primeiros meses de 2013, as 2.180 unidades vendidas significaram um decréscimo de 28,1 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

Vendas de "pesados"

Um índice importante para a economia do País, o mercado de veículos pesados, em Fevereiro de 2013, verificou um crescimento de 36,5 por cento, tendo sido comercializados 142 veículos desta categoria. Contudo, importa assinalar que, à semelhança do que aconteceu com os veículos comerciais ligeiros, o mercado de pesados registou em Fevereiro de 2012 um fortíssimo decréscimo de 62 por cento.
Daí que, de Janeiro a Fevereiro de 2013, as 363 unidades transaccionadas correspondam a uma variação negativa do mercado, menos 9,0 por cento relativamente ao mesmo período de 2012.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários