Volkswagen Golf é “Carro do ano 2013”

A sétima geração do icónico VW Golf venceu um dos prémios mais cobiçados da indústria automóvel: "Car of the Year 2013". A votação para este que é um dos mais antigos e o mais famoso prémio atribuídos na Europa, é feita, todos os anos, por um painel de juízes composto por 58 jornalistas especializados do sector automóvel, oriundos de 22 países. Como é habitual desde 1964, os oito finalistas da edição deste ano foram testados, comparados e avaliados numa ampla gama de critérios, como a eficiência no consumo de combustível, o conforto, a segurança, a condução, a funcionalidade, o design e os avanços tecnológicos. Naquela que foi a quinquagésima edição deste prémio, o novo Volkswagen Golf arrecadou um total de 414 pontos na votação final, mais 212 pontos do que o segundo classificado. Saiba quem foram os outros sete finalistas e a votação que receberam já a seguir.


O Golf já é uma história de sucesso para a marca alemã e promete continuar a sê-lo durante os próximos anos. Na actual geração, a sétima desde que substituiu em popularidade o famoso VW Beetle ou Carocha, o Golf tem-se destacado pela qualidade de construção e, de um modo geral, pelas propriedades dinâmicas equilibradas, pela fiabilidade e segurança.
O prémio agora conquistado junta-se a muitos outros conquistados ao longo da carreira de uma gama que inclui ou incluiu, entre outras, versões de 3 ou 5 portas, descapotáveis, carrinhas ou “pick-up”, que está presente em todos os continentes e em mais de 120 países.
Com quase 30 milhões de veículos produzidos, o Golf estabeleceu novos padrões na classe dos compactos nas últimas décadas. Novas tecnologias, como o ABS, o airbag e o programa electrónico de estabilidade foram integrados no Golf e tiveram um papel decisivo na evolução conjunta da indústria automóvel. O exterior e interior do Golf também ocupam uma posição de liderança, indicando o caminho rumo ao futuro: como quase nenhum outro veículo, o Golf distingue-se como um produto único na sua linguagem de design, o que é visto como intemporal, elegância e superioridade cada dia que passa.
A VW já ganhou este prestigiado galardão em 2010 (VW Polo) e em 1992 (VW Golf MK III). 

Mais detalhes estão presentes no TEXTO DE APRESENTAÇÃO do modelo lançado em 2012.

Segue-se a lista e a classificação dos oito finalistas da edição de 2013:
1.º Volkswagen Golf, 414 votos
2.º Toyota GT86/Subaru BRZ, 202
3.º Volvo V40, 189
4.º Ford B-Max, 148
5.º Mercedes Classe A, 138
6.º Renault Clio, 128
7.º Peugeot 208, 120
8.º Hyundai i30, 111


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários