APRESENTAÇÂO: Mazda6 (MY 2013)

Complementando trabalhos anteriormente publicados AQUI e AQUI sobre o novo familiar topo de gama da marca japonesa que chega finalmente ao mercado, aqui fica tudo o que de mais importante há para saber sobre o novo Mazda6: imagens, características e preços. Apostando claramente numa estética terrivelmente sedutora e em características “premium”, a sua estrutura assenta no pacote tecnológico SKYACTIV e nas técnicas de design KODO para garantir níveis elevados de eficiência dinâmica e energética. Portugal deverá apenas conhecer versões equipadas com o motor turbodiesel SKYACTIV-D de 2,2 litros e 150 cv estreado no Mazda CX-5, associado a duas transmissões de seis velocidades, manual ou automática. As carroçarias Sedan e Wagon são disponibilizadas em três níveis de equipamento e o leque de preços vai dos 33.980 euros da versão de entrada aos 46.900 euros do Mazda6 com maior dotação de equipamento, sem distinção da carroçaria.

Março de 2013 assinala a estreia do novo Mazda6 que claramente se posiciona como veículo “premium” do construtor japonês mas também da sua classe.
No que se refere à gama disponível no mercado nacional, a Mazda Motor de Portugal apostou num único bloco, o motor SKYACTIV-D de 150 cv, associado a duas transmissões de seis velocidades SKYACTIV-Drive (automática) e SKYACTIV-MT (manual) e tracção posterior.
Destaque para a inclusão de série dos sistemas i-stop (de pára-arranque) e i-ELOOP (de regeneração de energia), que permitem obter-se reduções substanciais quer nos consumos de combustível, quer nas emissões de CO2.
O novo Mazda6 estará disponível nas carroçarias Sedan (4 portas) e Wagon – com três níveis de equipamento possíveis: Essence, Evolve e Excellence. Paralelamente serão disponibilizados cinco “packs” de equipamento: High Safety (HS), High Tecnology (HT), Navi, Leather e Cruise.
Os dois primeiros são de série no nível mais equipado.


Preços e versões para o mercado português

Com os mesmos valores para ambas as carroçarias - Sedan e Wagon -, os preços do novo Mazda6 2.2 D 150 cv são os seguintes:
- 33.980 euros para as variantes com nível de equipamento Essence, de entrada na gama, com caixa de seis velocidades manual SKYACTIV-MT;
- de 36.650 a 39.100 euros para as variantes Evolve com caixa de velocidades manual, acrescendo-lhes 3.600 euros caso o cliente opte pela transmissão automática de seis velocidades SKYACTIV-Drive
- de 39.150 a 41.600 euros para as variantes Excellence com caixa de velocidades manual, mais 3.600 euros optando-se pela caixa automática. Dependendo dos “packs” de equipamento adicionais disponíveis para estas versões com caixa automática, os preços poderão chegar aos 46.500 euros;
- aos valores acima acrescem 400 euros se o cliente optar por uma pintura metalizada, com destaque para os novos tons Vermelho Soul, Azul Reflex, Cinza Meteor ou Preto Mica.

Interior orientado para o conforto e para o prazer da condução

Com uma das maiores distâncias entre eixos do seu segmento (2,830 mm), a carroçaria do Mazda6 é também a mais longa em comprimento geral (4,865 mm). A variante Station Wagon é ligeiramente mais curta, mas, ainda assim está entre as maiores da classe.
Isto contribui para os excelentes níveis de habitabilidade e, tanto o Sedan como a Station Wagon proporcionam o maior espaço para as pernas traseiras do segmento e também estão no topo da classe, ou muito perto disso, em termos de espaço para ombros à frente, assim como no espaço para joelhos atrás.
Existem novos bancos, mais leves e com uma nova estrutura que assegura um melhor conforto, uma maior rigidez e maior sustentação lateral, independentemente do tamanho de quem os ocupa. As suas propriedades de encaixe de corpo incluem uma placa de suporte de quadril e modificações na forma da superfície, como costas mais lineares, que também garantem espaço adicional atrás. Os bancos traseiros também oferecem maior apoio e conforto, contando com uma almofada maior (20 mm no Sedan, 30 mm na Station Wagon), encosto mais elevado (36 mm e 29 mm, respectivamente) e um apoio de braços traseiro mais largo em 60 mm.
A definição de todo o habitáculo do novo Mazda6 foi concebida para promover o reconhecimento simples e preciso dos controlos e dos indicadores. As informações de gestão da condução, como os consumos, temperatura e distância da viagem, são claramente apresentados num ecrã multi-informações de 3,5 polegadas colocado no centro do painel de instrumentos, enquanto outros dados (por exemplo, dos sistemas de áudio e de navegação) surgem no ecrã de toque de 5,8 polegadas colocado no topo da consola central. A posição deste último elevou-se para ajudar os condutores a manter os olhos na estrada. E o comando rotativo do HMI, localizado na base da consola central, atrás da alavanca da caixa de velocidades, também pode ser usado para controlar a maioria das funções do ecrã de 5,8 polegadas.

Capacidade de carga

A abertura da bagageira do novo Mazda6 Sedan é maior do que a do modelo actual, enquanto a forma do portão da Station Wagon foi também optimizada.
Como resultado, as excepcionais capacidades de carga de ambas as versões (489 litros para o Sedan e 522 litros na variante Station Wagon) são muito mais acessíveis.
A divisão 60:40 dos assentos traseiros permite obter uma área de carga plana e flexível, num procedimento simples, usando as alavancas localizadas em cada lado da bagageira ou os usuais comandos de libertação nas costas dos bancos (apenas na Wagon).
A Station Wagon tem uma capacidade de carga máxima de 1.664 litros. Sem igual neste segmento, a cobertura da sua bagageira é agora mais leve do que a do Mazda6 actual, sendo mais fácil de fixar e de remover, podendo guardar-se de forma ordenada sob o piso do compartimento de bagagem.
Por seu turno, o portão da bagageira abre mais rapidamente e com menor esforço do que até aqui, o que é especialmente vantajoso sob condições atmosféricas adversas.

Excelência dinâmica, energética e no capítulo da segurança

Encerrando um vasto leque de conteúdos inerentes ao pacote tecnológico SKYACTIV, que abrange motores, transmissões, chassis e carroçaria, bem como as linhas atractivas e marcantes da actual assinatura de design da marca, KODO - A Alma do Movimento -, o conjunto é ainda realçado pela ligação “Jinba Ittai” (homem e máquina como um todo) que a Mazda tem vindo a adoptar para os seus modelos.
A excelência da dinâmica de condução do novo Mazda, inerente ao pacote SKYACTIV, é enaltecida por uma mecânica que realça todas as características do conjunto, disponibilizando excelentes níveis de binário, de resposta e de economia, com consumos de combustível a partir dos 3,9 l/100 km (em circuito combinado) e emissões de CO2 a partir das 104 g/km.
Prioritária é, por isso, também a questão da sustentabilidade, em termos ambientais e no domínio da segurança, activa e passiva, integrando uma série de soluções de protecção dos passageiros e de todo o meio envolvente.
Neste domínio e em complemento aos sistema ABS com EBD (Electronic Breakforce Distribution), assistência à travagem, DSC (Dynamic Stability Control) e TCS (Traction Control System) disponíveis de série, o novo Mazda6 poderá inclui – dependendo das variantes de equipamento – um vasto leque de funcionalidades do pacote i-ACTIVSENSE, como sejam, os sistemas Mazda Radar Cruise Control (MRCC), Smart Brake Support (SBS), Smart City Brake Support (SCBS), Lane Departure Warning System (LDWS), Rear Vehicle Monitoring (RVM), Emergency Stop Signal (ESS), High Beam Control (HBC), Adaptive Front-lighting System (AFS) e Hill Launch Assist (HLA).

O que é o i-ELOOP?

O Mazda6 é o primeiro a ser equipado com o sistema de travagem regenerador de energia da Mazda, o i-ELOOP (“Intelligent Energy Loop”).
A introdução do i-ELOOP marca a segunda etapa da estratégia de construção da Mazda para o desenvolvimento de tecnologias amigas do ambiente. Esta estratégia prevê profundas melhorias de base nas tecnologias automóveis antes do desenvolvimento gradual de aparelhos eléctricos para melhorar os consumos de combustível e a redução de emissões.
Este sistema de travagem regenerativa recorre a uma solução única, capaz de converter em electricidade a energia cinética gerada durante a desaceleração e armazená-la num condensador de dupla camada.
Esta energia, ao servir para fazer funcionar os componentes eléctricos do veículo, reduz a carga do motor e aumenta, por conseguinte, a economia de combustível até 10%.


Características principais do motor diesel 2.2




SKYACTIV-D 2.2 Diesel
(Standard Power)
Tipo de motor

Em linha, 4 cilindros, DOHC, 16 V
Cilindrada
cm3
2.191
Diâmetro x Curso
mm
86,0 x 94,3
Acção da cambota

Por corrente temporizada
Sistema de injecção de combustível

Injecção directa
Taxa de compressão

14,0:1
Sistema de controlo de emissões

Catalisador de oxidação e DFP
Potência máxima (às rpm)
kW/cv
110/150 às 4.500
Binário máximo (às rpm)
Nm
380 às 2.000
Tipo de combustível

Diesel
Capacidade depósito de combustível
l
62
Capacidade depósito do óleo
l
6,0

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários