APRESENTAÇÃO: Mazda CX-5 só em 2012

Depois de uma primeira apresentação no Salão de Nova Iorque (ver AQUI), Frankfurt desvenda a versão final do novo SUV compacto da Mazda. Novo chassis, carroçaria, motor e transmissões com o objectivo de reduzir as emissões, sem prejudicar a principal característica de todos os modelos da marca japonesa: o grande prazer de condução. Confira a seguir o que de mais importante já se sabe e conheça ao pormenor o interior deste novo SUV da marca japonesa que só chega aos mercados europeus com a Primavera de 2012.
Em Frankfurt a Mazda faz a estreia mundial do novo CX-5, o primeiro de uma nova geração de produtos Mazda a adoptar uma nova tecnologia de concepção e de elementos identificativos de design.
O Mazda CX-5 mantém o cunho da Mazda no prazer de condução e de carácter, incluindo novos motores e transmissões. O CX-5 oferece a resposta precisa e de elevada qualidade na combinação entre o desempenho ambiental e uma segurança excepcional.
Os motores do CX-5 estão de acordo com as especificações europeias e incluem o motor a gasolina de 2 litros e 2.2 diesel, disponíveis com versões de potência standard e elevada. Cada motorização tem uma elevada taxa de compressão para uma eficácia máxima, sendo que o motor Diesel apresenta um nível de emissões de CO2 inferior a 120g/km na versão de menor potência, tracção às rodas da frente e transmissão manual.

Aspecto interior e equipamento

No interior, o CX-5 oferece um generoso volume na bagageira e espaço para as pernas atrás – de facto, uma das maiores do segmento – uma qualidade perceptível elevada, uma funcionalidade superior e baixos níveis de ruído para um passeio mais agradável. O elevado desempenho em termos de segurança é obtido através da inclusão do ‘Rear Vehicle Monitoring’ (RVM), sistema baseado em radar que combina um auxiliar de mudança de faixa e monitorização de ângulos mortos, do ‘Smart City Brake Support’ (SCBS), sistema de radar que ajuda a prevenir ou a reduzir colisões frontais, até a uma velocidade de 30 km/h, travando automaticamente o veículo, e do ‘High-Beam Control’ (HBC), solução que em condução nocturna altera automaticamente os máximos para médios, e ainda o ‘Lane Departure Warning’ (LDW), que alerta o condutor sempre que este ultrapassa acidentalmente as linhas de demarcação da faixa de rodagem. Quando combinado com a nova e fantástica assinatura de design, que expressa um forte sentimento de vitalidade e agilidade, o novo modelo Mazda CX-5 promete estabelecer um novo padrão no segmento dos SUV compactos, quando for lançado na Europa no início de 2012.

Características exteriores

• Vista de frente: nova face para a família Mazda centrada numa nova ‘asa de assinatura’ que expressa força e profundidade.
• Vista de traseira: contraste dos proeminentes guarda-lamas traseiros e rebordo traseiro
• Vista lateral: guarda-lamas dianteiros proeminentes e as laterais esculpidas
• Excelente aerodinâmica (Objectivo de CD: 0,33) reforça um habitáculo silencioso.

Características interiores:

• No lado do condutor, nomeadamente o painel dos mostradores, tem um design longitudinal profundo e alongado, que se assemelha a um ‘cockpit’, produzindo uma sensação de impulso. O detalhe e elevada qualidade dos mostradores, eleva a antecipação do condutor para o que está à sua frente.
• No lado do passageiro, o painel de instrumentos parece amplo e sólido, com um design horizontal que gera uma sensação de segurança.
• Novos materiais mais macios são adoptados no painel de instrumentos e ornamento das portas, locais tradicionalmente mais vistos e tocados.
• As peças que são usadas com mais frequência, como os raios interiores do volante e as zonas interiores dos puxadores das portas têm um acabamento em cromado acetinado, que aumenta a sensação de elevada qualidade, genuína a todo o interior.
• Um monitor de toque a cores de 5,8 polegadas surge posicionado ao centro, na parte superior do painel de instrumentos, e mostra os dados relacionados com o sistema de ‘infotainment’, incluindo as ligações telefónicas e do sistema de áudio, e integrando o novo sistema de navegação TomTom®*
• O sistema HMI do novo Mazda CX-5 melhora a segurança, minimizando o movimento dos olhos do condutor para longe da estrada. O menu de controlo dos comandos instalados no volante são organizados de acordo com a sua função, enquanto o monitor de toque ao centro e os comandos do HMI estão posicionados na consola central. Com o veículo parado, o condutor pode operá-los no ecrã de toque. Durante a condução, pode operá-los através do menu com segurança e facilidade. Este ‘layout’ permite também que algumas funções, especialmente as de navegação, sejam operadas intuitivamente pelo passageiro pelo comando HMI situado na zona central.
• Novo sistema de navegação integrado baseado na mais recente tecnologia TomTom®
• Para uma maior conectividade, os clientes podem ligar os seus telemóveis ou leitores de MP3 via USB ou Bluetooth®

Características de habitabilidade:

• Distância entre eixos de 2.700 mm
• Espaço para as pernas atrás: 997 mm.
• 500 litros de espaço para bagagem utilizáveis (incluindo uma sub-bagageira)
• O primeiro assento traseiro independente do Mundo com divisão em 40:20:40 e com função ‘fold-down’ remota. O assento central traseiro cria um espaço de bagagem grande e plano, quando rebatido. A tampa da bagageira eleva-se automaticamente para cima e para baixo em conjunto com a operação do portão traseiro.
• Acomodando confortavelmente dois adultos, a divisão 40:20:40 do banco traseiro permite o transporte de objectos longos, rebatendo o banco central até um plano, mesmo que estejam instaladas duas cadeiras de criança nos dois bancos laterais. Os assentos traseiros podem ser rebatidos remotamente através de um simples toque nas alavancas localizadas na parte de trás da área de bagagem.

Desempenho Dinâmico:

• Novos Chassis e Carroçarias SKYACTIV da Mazda. O CX-5 conta com uma nova solução para a suspensão da frente e um formato ‘multi-link’ atrás.
• Direcção assistida eléctrica
• Os modelos equipados com o bloco diesel SKYACTIV-D de 2,2 litros contam com a mais baixa taxa de compressão do mundo para um motor diesel, de 14.0:1, bem como um altamente eficiente turbo compressor de dupla fase, que proporciona uma aceleração espirituosa e linear e uma emocionante dinâmica de condução, ultrapassando as dos convencionais veículos com motores diesel. Alcançam também uma excelente economia de combustível, com emissões extremamente limpas que vão ao encontro da norma.
Estão disponíveis duas variantes deste motor:
- Uma versão mais potente, desenvolvendo um binário máximo de 420 Nm às 2.000 rpm e uma potência máxima de 175 CV às 4.500 rpm.
- Uma versão base, que produz um binário máximo de 380 Nm entre as 1.800 e as 2.600 rpm e uma potência máxima de 150 CV às 4.500 rpm.
• Transmissões: Automática ou manual de seis velocidades.
• O bloco diesel com transmissão manual de seis velocidades e sistema i-stop consumirá apenas 4,5 litros aos 100 km (em circuito combinado), com emissões de CO2 de apenas 119 g/km.

(texto elaborado com base no documento distribuído pelo departamento de comunicação da marca)

Sem comentários