ENSAIO: Hyundai i20 1.2 MPi / 85 cv (MY 2013)

Revisto e actualizado, o pequeno utilitário coreano procura revitalizar a sua carreira inaugurando o pequeno bloco diesel de 3 cilindros com 75 cv e baixo nível de emissões. Mas este carro, já de si jovial embora com um traço algo intemporal, passa agora a beneficiar de uma maior aproximação à nova imagem de marca, mais moderna, fluída e aerodinâmica. Ainda e sempre destacando-se pela robustez, facilidade de condução e elevado nível de equipamento, esta versão, equipada com a mecânica 1.2 a gasolina, se não prima pela rapidez, revela agilidade suficiente no trânsito urbano, meio natural para o qual foi criado. Tudo isto sem grande sacrifício dos consumos, fazendo do i20 um valor seguro apropriado aos tempos que correm, devido também aos baixos custos de manutenção.

Com o mercado português em crise, as marcas esforçam-se para gerar vendas e manter concessionários. Salvo os construtores “premium” que vão aguentando - e até conquistando - cotas de mercado, a maioria dos representantes nacionais de fabricantes mais generalistas procuram atenuar os efeitos nefastos do estado actual da economia com pequenos modelos, mais acessíveis e mais económicos.
É um retrocesso no parque automóvel português que, além desta descida de segmento, está de novo a envelhecer.
Salva-nos o facto do segmento dos veículos citadinos e utilitários estar forte em termos de construção, solidez e equipamento, nomeadamente de segurança e conforto. O Hyundai i20 não é naturalmente excepção. No aspecto particular da robustez segue os passos do seu antecessor Getz, acrescentando a presente geração uma maior economia de combustível.

Identificação com a nova imagem da marca

Reduzir consumos e consequentemente emissões justifica, em grande medida, o actual rejuvenescimento da gama i20. Mas ao facto não dissociável a aproximação à nova imagem da marca. A sua renovada frente surge inspirada nas linhas mais fluídas e aerodinâmicas nos novos i30 e i40, resultando daqui uma menor resistência ao vento.
A isto junta-se um conjunto de alterações que permitiram homologar todas as versões com consumos mais reduzidos e valores mais baixos de emissões poluentes.
Além deste refrescamento estético, novidade importante na gama foi a introdução da unidade a gasóleo de 1.1 com 75 cv e um nível de emissões de CO2 particularmente baixo: 84 g/km.

Revitalizar o aspecto interior

Revisto e actualizado com novos padrões de tecido e com um aumento da qualidade dos revestimentos, a habitabilidade mantém-se tal como a capacidade da mala: 295 litros.
Por isso mantêm-se as impressões recolhidas no teste efectuado em 2011 ao Hyundai i20 1.2 presente neste texto.
Uma ligeira reformulação do tablier, sobretudo na conjugação das cores e na cercadura dos instrumentos e comandos, tornou-o mais apelativo e actual.

Entre as várias novidades em termos de equipamento, a par do sistema de estacionamento traseiro que pode incluir câmara com exibição de imagens no retrovisor interior, ao novo i20 chegam a “chave inteligente”, pisca-pisca accionados apenas com um toque, luzes e limpa pára-brisas automático.
Entre o equipamento mantém-se a possibilidade de ligação a fontes auxiliares de som através de tomadas próprias para o efeito e ficha USB.

Condução urbana

O Hyundai i20 revela uma condução muito prática e acessível, ideal para deslocações urbanas. Sem regatear capacidades em estrada, este i20 1.2 assume tendências “comodistas”, ao revelar uma direcção leve e uma atitude que privilegia mais o conforto do que a dinâmica.
Coadjuvado por uma caixa de cinco velocidades, suave, precisa e bastante bem escalonada na tentativa de manter entusiasmados os 85 cv desta motorização, sem penalizar, por causa disso, os consumos, o Hyundai i20 1.2 mostra-se um carro prático e equilibrado. E se não entusiasma também não deixará certamente ficar mal o condutor.
Em matéria de segurança, é de realçar que todos os novos Hyundai i20 passam a trazer de série o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), incluindo Monitorização da Estabilidade do Veículo (VSM). Características e informações mais completas sobre o equipamento, incluindo os preços de todas as versões, constam do texto de apresentação do Hyundai i20 geração 2013.
Tal como em todos os restantes modelos da marca coreana, a garantia do fabricante é de cinco anos sem limite de quilometragem.

Dados mais importantes
Preços desde
desde 13 236 euros (TX)
Motores
1248 cc, 4 cil./16 V., 85 cv às 6000 rpm, 121 Nm às 4000 rpm, injecção electrónica multiponto
 Prestações
168 km/h, 12,7 seg. (0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)
4,9 / 4,2 / 6,1 litros
Emissões Poluentes (CO2)
114 gr/km

Mais modelos Hyundai anteriormente ensaiados:

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários