APRESENTAÇÃO: SEAT Leon X-PERIENCE


- Tracção permanente às quatro rodas
- Motores TDI entre 110 e 184 CV
- Estética de todo o terreno e mais 15 milímetros de altura ao solo
- Acabamento interior específico
- Sistemas de assistência de última geração
- Lançamento agendado para o início de 2015

O SEAT Leon X-PERIENCE tem tracção permanente às quatro rodas e junta um design próprio e  atraente à tecnologia mais avançada, para reforçar a sua funcionalidade e a versatilidade.
A gama de motores TDI e TSI desenvolve até 184 CV. A tracção às quatro rodas de última geração e a larga lista de sistemas avançados de assistência ao condutor garantem excepcionais níveis de rendimento e segurança.
Disponível antes do final de 2014, o lançamento está agendado para o início de 2015.
Tendo como base o Leon ST, com o qual partilha quase todos os seus elementos, a sua tracção às quatro rodas controlada electronicamente, suspensão à prova de todo tipo de terreno e a maior distância livre ao solo, fazem do X-PERIENCE um automóvel com personalidade própria.
Também oferece excelente segurança graças ao potente sistema de travões e aos sistemas de assistência integrados como o Cruise Control Adaptativo ACC com Front Assiste função de travagem de emergência.

Imagem inconfundível

O seu carácter individual identifica-se pelas molduras de proteção em plástico nas embaladeiras e cavas das rodas, assim como uma secção dianteira com amplas entradas de ar, faróis de nevoeiro com função cornering e protecção do carter em alumínio.
A traseira caracteriza-se por um novo para choques com molduras de protecção, uma parte inferior com acabamento em alumínio e tubos de escape cromados.
As jantes têm 17" ou opcionalmente 18" com um design exclusivo de cinco raios duplos.
O sistema de barras de tejadilho apresenta um acabamento preto anodizado.
A mala mantém uma capacidade de carga de 587 litros, que aumenta até aos 1.470 litros com as costas dos bancos posteriores rebatidos.

A elegância interior

O interior apresenta acabamentos distintivos e elegantes, combinando tons intensos que reflectem o carácter do automóvel.
As tapeçarias de série combinam os tons preto e cinzento. Opcionalmente estão disponíveis em alcântara de cor castanha ou em pele preta. Detalhes especiais são os pespontos cor de laranja - nos bancos, volante e alavanca de velocidades - e o logótipo X-PERIENCE está visível nos estribos das portas e no volante.

Motores potentes e eficientes

Tal como em todos os modelos da gama, está equipado com o sistema Start/Stop e a função de recuperação de energia.
O exponente máximo é o motor 2.0 TDI CR de 184 CV. Tem um binário máximo de 380 Nm e caixa de velocidades DSG de série. Acelera dos O aos 100 km/h em 7,1 segundos e a velocidade máxima é de 224 km/h. O consumo situa-se em 4,9 litros e tem emissões de CO2 de 129 g/km.
Quanto ao motor 2.0 TDI CR com caixa manual de seis velocidades, desenvolve 150 CV de potência e 340 Nm de binário. Esta variante tem o mesmo consumo de 4,9 litros e emissões de 129 g/km de CO2.
O motor 1.6 TDI CR tem 110 CV de potência e um binário 250 Nm. O consumo ponderado é de 4,8 litros e as emissões de 125 g/km de CO2.
O motor a gasolina 1.8 TSI de 180 CV desenvolve um binário máximo de 280 Nm graças à combinação de injecção directa e indirecta e turbocompressor. Tal como na variante TDI mais potente, também conta com uma caixa DSG de seis velocidades de série. O consumo situa-se em 6,6 litros aos 100 km e apresenta um valor de emissões de 152g/K de CO2.


Tracção de última geração

A SEAT instalou o novo sistema Haldex de quinta geração que consiste numa embraiagem multidisco com accionamento hidráulico e controlo electrónico que reage rapidamente a todas as situações de condução. É uma vantagem considerável para a segurança activa e dinâmica da condução. Durante o funcionamento normal, a embraiagem transmite a maioria do binário às rodas dianteiras. Se estas perderem tracção, o binário motriz reparte-se rapidamente e de maneira imperceptível às rodas traseiras.

Chassis dinamismo e segurança

O chassis equilibrado concede um comportamento dinâmico. As molas absorvem todas as irregularidades do piso, enquanto a direcção precisa, consegue que o automóvel se mantenha fiel à trajectória, garantindo uma excelente capacidade de resposta.
Comparativamente à versão ST o X-PERIENCE tem mais 15 milímetros de altura ao solo.
O eixo dianteiro é do tipo McPherson com subchassis.
O Leon X-PERIENCE responde de forma precisa às manobras do condutor, curvando de modo estável.
O sistema de suspensão traseira é um sistema multibraço com quatro braços que tem por objectivo separar as forças de apoio longitudinal das forças de apoio lateral. As molas e os amortecedores estão separados, o que permite uma maior margem para efectuar o curso da suspensão.
O sistema SEAT Drive Profile permite ao condutor configurar as características da direcção assistida, a entrega de potência do motor e o escalonamento da caixa DSG em três posições - eco, confort e sport -, além da possibilidade de configurar segundo as suas preferências. Incorpora também um módulo que enriquece o som produzido pelo motor.

Sistemas de assistência avançados

O X-PERIENCE apresenta vários sistemas de assistência ao condutor de última geração: controlo dinâmico EDS (bloqueio eletrónico do diferencial em ambos os eixos) e XDS (diferencial eletrónico para maior tração em curva), ESC (Controlo eletrónico de estabilidade) e  sistema de travagem pós-colisão.
A lista de elementos opcionais de alta tecnologia inclui os faróis Full LED integrais, o Cruise Control Adaptativo ACC com assistente de travagem de emergência, o sistema de detecção de fadiga e o assistente de faixa de rodagem.

Leon com ACC e Front Assist

O Cruise Control Adaptativo ACC mantém a velocidade desejada e uma distância de segurança pré-determinada, acelerando e desacelerando o automóvel de forma automática dependendo do trânsito.
Pode-se estabelecer uma velocidade cruzeiro entre 30 e 160 km/h. O sistema inteligente de controlo de velocidade ACC pode utilizar-se tanto com a caixa de velocidades manual ou DSG. No modelo com DSG, pode travar o automóvel até que fique completamente imobilizado.
O sistema de radar Front Assist inclui a função de travagem na cidade, observa o tráfego que circula à frente e na mesma faixa de rodagem e pode evitar uma colisão com o automóvel da frente. Se identifica uma situação de distância crítica e risco de colisão a velocidades entre 30 e 210 km/h, o assistente emite um sinal de advertência acústica e visual e prepara o sistema de travões para uma eminente travagem de emergência.
Se o perigo de colisão persistir, o sistema activará automaticamente os travões para reduzir a velocidade de um possível impacto. O sistema Front Assist também assiste o condutor durante a travagem e assegura a aplicação da máxima potência de travagem sempre que seja necessário.
A função de travagem de emergência em cidade é uma extensão do sistema Front Assist que opera em situações de grande tráfego e congestionamento da via. As velocidades entre 5 e 30 km/h, a função é ativada com uma travagem de emergência imediatamente antes da colisão.
-->

Sem comentários