APRESENTAÇÃO: Lamborghini Urus SUV concept

Está prestes a surgir mais um “monstro” da estrada. Belo e de aspecto pujante escuda-se atrás de uma marca italiana mítica entre os desportivos de estrada: a Lamborghini, agora com todas as condições para fazer frente à Ferrari. Para consegui-lo conta com o conhecimento, a técnica e os recursos de um grande grupo construtor, a alemão Volkswagen. Embora não tenha características de pista, apesar dos 600 cv que promete, este estonteante SUV usa e abusa da fibra de fibra de carbono para aligeirar o peso e melhorar o desempenho. Começou a carreira a abrilhantar salões internacionais mas, rapidamente, o grupo VW percebeu que tinha um carro para ganhar muito dinheiro nos mercados russo, chinês ou do médio-oriente. Daí admitir a produção de cerca de 3000 mil unidades, que irão fazer render todo o luxo e tecnologia que a construtora alemã promete empregar no seu interior. Da mecânica sabe-se muito pouco, não faltando alternativas dentro do grupo que a italiana Lamborghini passou a fazer parte. Fala-se até numa solução híbrida para acompanhar um motor V8 ou V12.
O segmento de luxo dos SUV continua a usufruir de sucesso mundial com um forte e sustentado crescimento.
Luxuoso e potente, o Urus vai além de um mero desportivo para ser um Lamborghini que pode ser utilizado como um veículo para toda a família. Facto que possibilita aumentar de forma significativa os actuais (e futuros) clientes da marca, já que a oferta está limitada aos superdesportivos de dois lugares.
Os mercados-alvo são principalmente os EUA, o Reino Unido, a Alemanha, a Rússia, o Médio Oriente e a China.
O volume de produção anual é estimado em cerca de 3.000 veículos.

Características

Uma potência a rondar os 600 cv, uma técnica de construção ultra leve, o valor mais baixo de emissões CO2 entre toda a concorrência da categoria e um conceito SUV possuidor de quatro generosos bancos, um compartimento de bagagem versátil e distância ao solo variável são algumas das características do Lamborghini Urus que, como não poderia deixar de ser, possui ainda tracção permanente às quatro rodas.
Tudo com o objectivo de proporcionar um prazer de condução único praticamente sem limitações. O interior, também foi concebido segundo a mais avançada tecnologia com materiais inovadores em fibra de carbono.
Poderoso e desportivo, o Urus dispõe de pneus de grande dimensão instalados em jantes de 24 polegadas em alumínio com um design de raios duplos e com cinco pequenas asas de fibra de carbono para optimizar a ventilação.
A cor vermelha única e exclusiva é levemente cintilante para oferecer um contraste ideal entre os muitos componentes da carroçaria de fibra de carbono reforçado com polímero.

Impressão forte

Com uma aparência original e absolutamente inconfundível, este SUV musculado e com um porte atlético tem um comprimento de 4,99 metros e uma altura é de apenas 1,66 metros, sendo consideravelmente mais baixo do que todos os seus concorrentes. No entanto é bastante largo - 1,99 metros -, o que é garantia de um interior espaçoso.
Parcialmente revestido de couro, o habitáculo dispõe de quatro bancos individuais situados em posição mais baixa e mais plana do que em qualquer outro veículo deste segmento.
A filosofia operacional é extremamente minimizada. Atrás do volante estão apenas as patilhas para a mudança de relações da transmissão de dupla embraiagem. Todas as outras funções, tais como indicadores, luzes e limpa pára-brisas estão incorporados no volante multifunções ou na consola central. O condutor obtém todas as informações através de um ecrã TFT programável posicionado atrás do volante. Funções secundárias como o sistema de navegação, entretenimento e controlo do ar condicionado são realizadas através de um ecrã táctil no túnel central. Um segundo ecrã táctil está também disponível para os passageiros do banco traseiro.

Emissões reduzidas

Um pré-requisito fundamental para que o Lamborghini Urus pudesse bater toda a concorrência em termos de emissões de CO2 foi o seu baixo peso total. O Urus será consideravelmente mais leve que os seus concorrentes, e os passos para atingir tal objectivo incluem uma mistura de materiais para a estrutura e carroçaria e, pela primeira vez, também um construção e design ultraleve sistemática no interior. A aplicação sistemática de tecnologias de fibra de carbono inovadoras é um dado adquirido desde há muito tempo: a Automobili Lamborghini possui know-how único neste campo particular.

A importância da aerodinâmica

Desejado não apenas para um consumo moderado de combustível, o baixo peso do conjunto é igualmente fundamental para a dinâmica e manuseamento
Um baixo centro de gravidade e uma altura de carroçaria variável estão entre as soluções preconizadas. O SUV da Lamborghini também é notável pelas suas inovadoras soluções aerodinâmicas. Em combinação com a distância ao solo variável da carroçaria, a altura ajustável do spoiler dianteiro apresenta um excelente ângulo que facilita a abordagem a qualquer tipo de obstáculo. Na sua configuração mais baixa, no entanto, auxilia a estabilidade do veículo a velocidades mais elevadas.
A forma aerodinâmica é bastante refinada e eficiente. No contorno superior do óculo traseiro está posicionado um deflector que desvia o fluxo de ar ao longo deste elemento para o spoiler ajustável.
Em combinação com o spoiler adaptável traseiro, o equilíbrio aerodinâmico do Lamborghini Urus pode ser ajustado, o que lhe permite ter sempre a maior eficiência nas mais diversas condições de condução.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários