APRESENTAÇÃO: Renault Mégane R.S. Red Bull Racing RB8

A edição 2013 que celebra a parceria na Fórmula 1 entre o construtor francês e a equipa Red Bull Racing começa por se distinguir da anterior (ver AQUI o texto do ensaio) pela cor exclusiva Azul Crepúsculo. Esta série especial e limitada do Mégane R.S. celebra o terceiro título de Campeões do Mundo de Construtores de Fórmula 1 e tem uma imagem inspirada na identidade dos Fórmula 1 do team Red Bull Racing. Equipada com o motor 2.0 de 265 cv e com Stop&Start, traz também o sistema multimédia R-Link e a versão 2.0 do sistema de telemetria a bordo, o R.S. Monitor. Apenas 11 unidades do modelo estão reservadas para Portugal, mas este será certamente um daqueles casos raros em que a procura vai ultrapassar largamente a oferta: é que tudo isto é comercializado por uns surpreendentes 38.550€!

Pelo segundo ano consecutivo, o Mégane R.S. adopta “as cores” da Escuderia Red Bull Racing.
Esta série limitada no mais puro espírito da Renault Sport possui uma imagem e uma cor exclusivas – Azul Crepúsculo – directamente inspiradas na decoração e no emblemático azul da equipa de competição. Os elementos de decoração “Red Bull Racing”, colocados na traseira e nas laterais, confirmam a identidade desta série limitada.
Com um carácter vincadamente desportivo, o Mégane R.S. Red Bull Racing RB8 é, simultaneamente, elegante. A presença dos equipamentos exteriores na cor cinzento platinado – lâmina dianteira do tipo F1, pegas das portas, retrovisores exteriores e aileron traseiro – acentua os múltiplos reflexos da cor Azul Crepúsculo.
Está ainda equipado com pneus Bridgestone próprios para modelos de elevadas performances. Estes pneumáticos são iguais aos que “calçaram” o Mégane Trophy quando este estabeleceu o recorde de volta para uma viatura de tracção dianteira no mítico circuito de Nürburgring e vêm montados em jantes exclusivas de 19’’, negras e com faixa decorativa cinzenta.
Os autocolantes nos vidros laterais traseiros celebram a vitória no Campeonato do Mundo de Construtores de 2012.
Em Portugal, o Renault Mégane R.S. Red Bull Racing RB8 beneficia, tal como os restantes modelos da gama Renault, da garantia contratual de cinco anos / 150.000 km.

Mecânica Renault Sport

Todas as características fundamentais do Mégane R.S. estão presentes: chassis Cup, diferencial autoblocante, motor 2.0 16V com 265 cv potência às 5500 rpm e um binário de 360 Nm a partir das 3000 rpm.
Com emissões de 174 g de CO2 (graças à introdução do sistema Stop & Start), este bloco posiciona-se entre os melhores da categoria, já que permite atingir uma velocidade máxima de 254 km/h, cumprir dos 0 aos 100 km/h em escassos 6 segundos e chegar dos 0 aos 1000 metros em 25,4 segundos.
Recorde-se que a Renault é a actual campeã do Mundo de Construtores, título conquistado, pela terceira vez consecutiva, com a Red Bull Racing e Sebastian Vettel.
Na temporada de 2013 ampliou ainda mais o numero de vitórias em pista e Vettel é, de novo, o mais sério candidato a campeão do Mundo da categoria.

Interior distinto e diferenciado

No interior, esta série limitada é ainda mais exclusiva.
O logótipo Red Bull Racing assina a placa numerada em alumínio, mas também nos tapetes e nos apoios de cabeça de umas autênticas bacquet Recaro. 
Marca também a estreia do tablet multimédia integrado R-Link no Mégane R.S. Os 6 universos disponíveis (navegação, telefone, multimédia, automóvel, sistema e catálogo de aplicações R-Link Store) são acedidos através do ecrã táctil, reconhecimento vocal ou pelo joystick na consola central.
Com o R-Link chega o R.S. monitor, versão 2.0, dedicado aos amantes da condução desportiva.
Com um novo interface, mais intuitivo e que aproveita em pleno o ecrã a cores de 7’’ do R-Link, possui um ecrã de acolhimento específico Red Bull Racing, elementos de informação em 3D e a possibilidade de recuperação, numa simples pen, dos dados da telemetria.
Constantemente são disponibilizados, em tempo real, a potência instantânea, os tempos realizados dos 0 aos 100 km/h, o diagrama de forças GG… 

Renault R-Link e o R.S. Monitor 2.0

O tablet multimédia integrado R-Link, com as funções multimédia de navegação, rádio, telefone e audiostreaming Bluetooth®, entradas para aparelhos portáteis e serviços online é comum aos restantes modelos da marca, mas incorpora um “pequeno” grande pormenor: o R.S. Monitor 2.0.
Se, até hoje, o Mégane R.S. era dotado de um sistema de telemetria que só tinha paralelo nos superdesportivos, a segunda geração do R.S. Monitor pode mesmo ser considerado o mais completo sistema de telemetria montado em fábrica num automóvel de grande produção e mesmo comparando com alguns superdesportivos.
Por estar incorporado no R-Link, beneficia da amplitude conferida pelo ecrã de sete polegadas em 3D, com comando táctil ou através do joystick colocado na consola central. Os grafismos, as cores, mas também as múltiplas informações e funções que encerra constituem uma significativa evolução em relação à anterior versão do R.S. Monitor.
Na realidade, o R.S. Monitor satisfaz até o mais exigente amante de condução desportiva, tantas são as informações que disponibiliza.
Uma vez aos comandos do Mégane R.S. Red Bull Racing RB8, até o Sebastian Vettel ficaria espantado com toda a panóplia de informações, mais comum no universo da Fórmula 1. Nesse sentido, destaque para:
- Os “Manómetros” com informação da temperatura de água, óleo do motor, caixa de velocidades, embraiagem; mas também com informação do binário, potência do motor, admissão de ar, combustível, ângulo do volante, etc…
- Os “Gráficos de Barras” que mostram os valores dos parâmetros escolhidos de forma numérica e gráfica, como binário, potência, pressão do turbo, etc…
- O “Gráfico de Performance”, que mostra as variações das acelerações em função da distância e/ou velocidade;
- O “Diagrama G-G”, que indica a performance máxima através da combinação entre a aceleração longitudinal e lateral. Um diagrama G-G é específico para cada velocidade;
- O manómetro de “Aderência das Rodas Motrizes”, que monitoriza o funcionamento do diferencial, indicando a repartição de binário entre as rodas dianteiras (motrizes) em função da aderência do momento;
- Os gráficos “Curvas Motor”, que permitem visualizar as curvas de potência e binário do motor, bem como os valores representativos do regime de utilização;
- O “Osciloscópio” que, em função do parâmetro (potência, temperatura, binário, etc…) escolhido pelo utilizador, mostra a sua variação de forma gráfica e através de um manómetro;
- O “Cronómetro”, que permite medir o tempo decorrido entre um ponto de partida e um ponto de chegada definidos pelo utilizador;
- O “Cronómetro GPS”, que permite medir o tempo decorrido entre um ponto de partida e um ponto de chegada definidos pelo utilizador, apesentando o percurso/circuito realizado;
- A “Aquisição de Dados”, que permite a gravação de todos os dados num dispositivo de armazenamento USB, informando ainda o espaço e o tempo disponíveis;
- O “R.S. Manutenção”, que avalia o estado do desgaste dos pneus, amortecedores, pastilhas e discos de travão e, em função desses dados, estabelece uma previsão para a próxima manutenção.



-->

Sem comentários